segunda-feira, abril 29, 2024
Home News Fraudes em planos de saúde sobem para 43% nos últimos três anos

Fraudes em planos de saúde sobem para 43% nos últimos três anos

por Redação
0 comentário

Segundo números da FenaSaúde – Federação Nacional de Saúde Suplementar, de 2018 a 2022, as denúncias-crimes relacionadas à fraude no mercado subiram 43%. E dados da Abramge – Associação Brasileira de Planos de Saúde relatam que os principais golpes são de reembolsos, atingindo um rombo de R$7,4 bilhões nas operadoras de planos.

As principais vítimas de fraude de planos de saúde, são os beneficiários. “O paciente que adquire um plano de saúde precisa ter conhecimento pleno das especialidades e serviços cobertos evitando cobranças desnecessárias e até golpes” explica Natália Madureira, diretora médica da Vitta, corretora de planos de saúde e Hospital Digital, do Grupo Stone.

As fraudes nos planos relacionados a reembolsos, não só aumentam os valores passados aos beneficiários, como também prejudicam todo o ecossistema, elevando os custos com a saúde como um todo, inflando o sistema de saúde suplementar (como o próprio nome diz), o impacto é geral, inclusive no SUS. Além disso, as fraudes podem acarretar um possível cancelamento , prejudicando o paciente.

Com a nova forma de atendimento, conhecida como Telemedicina, golpistas aproveitam o espaço virtual e até Whatsapp para coletar informações importantes dos pacientes, como, por exemplo, senha e logins, facilitando assim o trabalho dos golpistas.

“Nós possuímos um sistema seguro e eficaz de telemedicina em que o paciente conhecerá as especialidades e o que o plano oferece logo nos primeiros instantes. Com nossa plataforma, é possível entrar em contato com um suporte para as principais dúvidas e esclarecimentos, “afirma a especialista.

É importante que o paciente ao identificar alguma abordagem suspeita fora dos portais oficiais da operadora/seguradora, seja por e-mail ou whatsapp, denuncie para a ouvidoria da operadora/seguradora imediatamente. Assim pode garantir a sua própria segurança e a dos demais.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside