sexta-feira, agosto 1, 2025
Home Gestão Com Data Center próprio, infraestrutura tecnológica do Complexo Pequeno Príncipe ganha novo patamar

Com Data Center próprio, infraestrutura tecnológica do Complexo Pequeno Príncipe ganha novo patamar

por Redação
0 comentários

O Complexo Pequeno Príncipe inaugurou oficialmente nesta terça-feira (29) seu próprio Data Center. Instalado em sua unidade assistencial – o Hospital Pequeno Príncipe –, o projeto recém-implantado representa uma transformação significativa na infraestrutura tecnológica da instituição, garantindo maior segurança no armazenamento e processamento de dados, além de preparar o Complexo para os avanços digitais que já estão em curso.

A nova estrutura foi projetada para atender a todas as unidades do Complexo: o Hospital Pequeno Príncipe, o Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe, a Faculdades Pequeno Príncipe e também o Pequeno Príncipe Norte — projeto em construção no bairro Bacacheri, em Curitiba (PR).

O projeto envolveu diretamente setores como Engenharia, Captação de Recursos, Projetos, Compras e, claro, a equipe do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI), responsável por idealizar e liderar o processo, além de conduzir todas as etapas: da concepção e desenho técnico à captação de recursos, aquisição de equipamentos e execução da obra.

Com cerca de 16 m², o novo Data Center é um ambiente compacto e de alta tecnologia. A sala foi projetada com acesso restrito, piso elevado, controle de temperatura e pressão, além de refrigeração dedicada e sistema anti-incêndio de dupla proteção: de fora para dentro e de dentro para fora. A nova estrutura garante um índice de disponibilidade de 99,99%, operando 24 horas por dia, 7 dias por semana, durante o ano inteiro.

Com temperatura, energia e equipamentos controlados, o sistema funciona com o menor risco de falhas, impactando diretamente a rotina dos inúmeros profissionais que atuam no Complexo — desde médicos, enfermeiros, professores e pesquisadores até as equipes de Higiene, Cozinha e Recursos Humanos, que dependem do funcionamento seguro dos sistemas.

Capacidade estratégica e visão de futuro

Para o vice-diretor de Inovação e Tecnologia do Complexo Pequeno Príncipe, Luiz Álvaro Forte Carneiro, a nova estrutura representa um avanço estratégico importante para a instituição. “Em um mundo cada vez mais orientado por dados, ter controle total sobre as informações é uma vantagem estratégica. Com uma estrutura própria, sabemos exatamente por onde os dados passaram, onde estão armazenados e como são processados — algo que não se pode garantir plenamente em serviços de nuvem externos”, afirma.

Além de garantir autonomia e segurança, o novo Data Center prepara o Complexo para avanços como o uso da inteligência artificial. “Ter um ambiente interno robusto nos dá liberdade para rodar, aqui dentro, modelos de IA desenvolvidos para apoiar nossas áreas assistencial, educacional e de pesquisa. É um ganho de controle e de visão de futuro”, completa Luiz Álvaro.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside