sexta-feira, abril 19, 2024
Home Inovação Lançada nova versão de aplicativo de Saúde e-BlueInfo

Lançada nova versão de aplicativo de Saúde e-BlueInfo

por Redação
0 comentário

Uma biblioteca virtual de Medicina com os principais materiais científicos sobre Atenção Primária que pode ser acessada pelo celular. É a nova versão do aplicativo e-BlueInfo, de informação em saúde, lançada nesta terça-feira, 30, pelo Ministério da Saúde.

O aplicativo, que é referência no mercado internacional, foi modernizado em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). A partir de agora, contará com informações reunidas por temáticas, o que facilita a busca pelo conteúdo sobre Atenção Primária no Brasil. A nova ferramenta também disponibiliza novos recursos visuais, promovendo uma maior integração com o usuário, e separa todas as documentações por países que integram a plataforma.

Países como El Salvador, Guatemala e Peru já aderiram à tecnologia, que tem ajudado a consolidar grandes avanços nas ciências da saúde.

Na prática, o novo aplicativo amplia o acesso à informação aos trabalhadores e gestores da saúde para fazer pesquisa aos documentos técnicos produzidos pelo Ministério da Saúde. Com a nova versão da ferramenta, o Governo Federal quer construir um Sistema Único de Saúde (SUS) mais qualificado.

“O Brasil é um país com dimensões continentais, o que torna mais desafiante gerenciar uma atenção primária de forma que seja mais resolutiva e traga os resultados que nós esperamos; e que seja alicerce do nosso sistema de saúde. Vamos continuar incrementando nossas políticas; e esse aplicativo é mais um exemplo de nossos esforços”, ressaltou Renata Maria de Oliveira Costa, diretora do Departamento de Saúde da Família, do Ministério da Saúde.

Na palma da mão

Com o e-BlueInfo, qualquer pessoa pode ter na palma da mão informações confiáveis, atualizadas e selecionadas por especialistas do Ministério da Saúde e de instituições de ensino e pesquisa. Todos os serviços oferecidos pelo aplicativo são gratuitos. Para ter acesso ao material, basta o usuário se cadastrar.

O aplicativo foi desenvolvido pelo Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme) e reúne informações científicas e técnicas em saúde produzida na América Latina e Caribe.

“Cremos no potencial do e-BlueInfo. Sua existência é importante para os países gerarem um bem-estar para todos e todas”, afirmou o gerente de Tecnologias de Informação da Bireme, Renato Murasaki.

Aplicativo

No e-BlueInfo, é possível, por exemplo, ter acesso a protocolos clínicos, manuais, guias e cadernos de Atenção Básica, todos elaborados com o objetivo de contribuir para uma melhor gestão do cuidado e dos serviços de saúde.

Os materiais tratam de promoção à saúde, prevenção de doenças e agravos, práticas clínicas de cuidado, reabilitação, cuidados paliativos, vigilância em saúde e evidências científicas. Também podem ser encontrados conteúdos voltados aos gestores de saúde sobre planejamento, desenvolvimento, monitoramento e avaliação de ações e serviços de saúde.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside