sexta-feira, abril 19, 2024
Home News Hospital Ortopédico AACD utiliza IA para rastrear materiais cirúrgicos

Hospital Ortopédico AACD utiliza IA para rastrear materiais cirúrgicos

por Redação
0 comentário

O Hospital Ortopédico AACD é o primeiro do Brasil a contar com inteligência artificial (IA) em sua Central de Material e Esterilização (CME). O objetivo é inovar na rastreabilidade dos instrumentais utilizados nas cerca de sete mil cirurgias que são feitas anualmente.

O projeto utiliza um sistema moderno, que é fornecido pela empresa Sterifast e garante segurança e eficiência na manipulação dos cerca de 170 mil itens de instrumentais cirúrgicos que são utilizados todos os meses pelo hospital, sendo que 95% deles são de origem externa, o que exige a implementação de rígidos protocolos sanitários e de segurança para mitigar riscos de infecção e extravios de materiais.

“Além da alta complexidade, as cirurgias ortopédicas requerem uma grande quantidade de instrumentais cirúrgicos. Para cada paciente, utilizamos, em média, 20 caixas de materiais. Antigamente, fazíamos a verificação item por item e, depois, passamos a tirar fotos para acompanhamento. Agora, a rastreabilidade dos equipamentos é totalmente informatizada, o que agiliza os nossos processos e reforça o nosso controle de qualidade, registro e segurança”, afirma Emanuel Toscano, superintendente de operações da AACD.

A gestão dos dados é imediata, integrada e móvel, permitindo que a equipe acesse o sistema por meio de tablets de última geração e transite pelas áreas da CME do hospital, que compreende o recebimento, limpeza, inspeção, preparo, esterilização e distribuição dos materiais cirúrgicos.

“Essa mudança intensifica a governança dos nossos recursos e a segurança de toda a nossa cadeia de esterilização, o que contribui para a otimização do trabalho realizado na CME, uma vez que é possível avaliar os tempos de cada etapa do processo, gerando métricas de produtividade e relatórios mensais para melhoria contínua”, diz Adriana Sicoli, gerente de enfermagem do Hospital Ortopédico AACD.

O Hospital Ortopédico AACD vai ampliar a sua capacidade neste ano. Com entrega prevista para o segundo semestre, as obras de expansão irão promover um incremento de até 40% no volume cirúrgico — serão 15 salas cirúrgicas e 140 leitos hospitalares.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside