A Clinicarx, plataforma digital de serviços farmacêuticos, acaba de anunciar a contratação de Rodrigo Moura para o cargo de diretor comercial. Com experiência de mais de 23 anos no setor, o especialista tem a missão de acelerar o processo de expansão da startup paranaense, que atualmente está presente em mais de 2 mil farmácias e drogarias no país.
O executivo é farmacêutico com especialização em gestão de negócios e atua como professor do Programa Retail Farma Brasil, da ESPM. Em sua trajetória, acumula passagens por grandes varejistas como Farmácias Nissei, d1000 (Grupo Profarma) e Drogaria Araujo. Nesta última, atuou como gerente de compras e categorias e na gestão estratégica de sortimento.
“Levaremos soluções tecnológicas para o maior número de farmácias independentes e redes associativas, um canal que representa em faturamento 42% do varejo farmacêutico e 87% em número de lojas. A consolidação dos serviços nas grandes redes é igualmente importante. Criaremos também um canal de relacionamento com a indústria, tornando a startup um hub de informação e conteúdos em parceria com esse público”, ressalta o executivo.
De acordo com Moura, é preciso investir na capacitação dos farmacêuticos para que adquiram mais conhecimentos sobre novas categorias de produtos (gaps da formação acadêmica), tais como nutricionais, dermocosméticos, homeopáticos, fitoterápicos e devices em saúde. “Nos relacionamos com mais de 10 mil farmacêuticos e faremos a interface entre esses profissionais da saúde e os conteúdos científicos da indústria farmacêutica. O farmacêutico tem um papel cada vez mais estratégico”, complementa.