quinta-feira, março 28, 2024
Home News KPMG: vacinação contra Covid-19 reforça otimismo dos empresários

KPMG: vacinação contra Covid-19 reforça otimismo dos empresários

por Redação
0 comentário

Todas (100%) as empresas brasileiras estão mais otimistas com a retomada dos negócios depois do início da vacinação contra a Covid-19. Essa é a principal conclusão da sexta edição da “Pesquisa nacional sobre o impacto da Covid-19 nos negócios”, conduzida pela KPMG em agosto deste ano com 38 empresas brasileiras. A título de comparação, na edição anterior da pesquisa, publicada em abril, 85% estavam otimistas com a retomada dos negócios após o início da vacinação e 15% não estavam.

“A nossa pesquisa evidencia que os empresários brasileiros estão mais confiantes com a retomada e o futuro dos negócios. O avanço da vacinação tem sido determinante para proporcionar mais segurança para os executivos e a sociedade em geral. Ainda assim, todos os aprendizados desse período devem ser mantidos e aperfeiçoados, principalmente os esforços direcionados para redução de custos, ampliação da competitividade, investimentos em inovação, experiência do cliente e geração de negócios”, afirma Jean Paraskevopoulos, sócio-líder de Clientes e Mercados da KPMG no Brasil e na América do Sul.

As empresas participantes da pesquisa também foram questionadas se o início da vacinação alterou o plano de negócios das suas empresas e se prazos e projetos sofreram alterações. As respostas foram as seguintes: não, os prazos e projetos não sofreram alterações (50%); sim, os prazos e projetos sofreram alterações (21,05%); não, mas os prazos e projetos sofreram alterações (18,42%); sim, mas os prazos e projetos não sofreram alterações (10,53%).

Sobre em quanto tempo os respondentes acham que o setor em que as empresas deles atuam voltará a operar normalmente, com a vacinação em andamento, as respostas também evidenciaram otimismo. A ampla maioria (84,21%) estimou que isso ocorrerá de 6 meses a 1 ano. Para 13,16% o prazo é de 2 a 5 anos e para 2,63% não voltará mais a operar normalmente. Questionados se o anúncio feito pelas autoridades de saúde sobre novas cepas do coronavírus em circulação no país vai impactar o plano de retomada dos seus negócios, a maioria dos participantes (86,84%) disseram que não, e que vão manter o mesmo plano de retomada. Para 13,16% a resposta foi sim, e que irão repensar o plano de retomada.

Considerando o estágio atual e a progressão da vacinação, os respondentes também foram perguntados sobre qual é a expectativa com relação aos resultados do setor em que as empresas deles atuam no segundo semestre de 2021. Os índices também revelaram otimismo: manutenção dos níveis de receita em relação ao primeiro semestre (36,84%), aumento de até 5% nas receitas em relação ao primeiro semestre (21,05%), aumento entre 7% e 10% em relação ao primeiro semestre (15,79%), aumento acima de 10% em relação ao primeiro semestre (15,79%), aumento entre 5% e 7% em relação ao primeiro semestre (10,53%). Nenhum empresário indicou possibilidade de redução dos níveis de receita em relação ao primeiro semestre.

A sexta edição da “Pesquisa nacional sobre o impacto da Covid-19 nos negócios”, conduzida pela KPMG, teve a participação de 38 empresas de todas as regiões do Brasil atuantes nos seguintes setores: Agronegócio (5,26%), Consumo e Varejo (7,89%), Energia e Recursos Naturais (21,05%), Infraestrutura (5,26%), Mercados Industriais (10,53%), Saúde e Ciências da Vida (2,63%), Serviços Financeiros (15,79%), Tecnologia, Mídia e Telecomunicações (10,53%), e Outros Serviços (21,05%).

O conteúdo está disponível na íntegra no link

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside