A MedRoom, empresa brasileira especializada em treinamentos para a área da saúde e ensino médico utilizando realidade virtual (VR), acaba de expandir seus canais de atuação. Com o lançamento do aplicativo para o ensino à distância, síncrono e assíncrono, a edtech agrupa suas soluções de ensino em VR, app em smartphones e na web, tornando-se um case de sucesso no conceito de metaverso no Brasil.
O foco do universo compartilhado da MedRoom é viabilizar um ensino realmente híbrido e integrado, oferecendo conteúdo de forma adequada para diferentes momentos do aprendizado. Para a edtech, o metaverso sempre esteve presente no imaginário, mas a dificuldade de construir e comunicar esta ideia fizeram parecer distante.
“Nós fomos nos adaptando às mudanças tecnológicas e inovações impostas no cenário que estamos vivendo. Com todas as novidades, o caminho para o metaverso começou a ficar mais claro e tangível. Agora não trabalhamos só com VR, mas também com a web e o aplicativo de celular. Como todo esse universo que criamos é interligado e funciona para momentos diferentes do aprendizado, conseguimos colaborar para o sistema híbrido de ensino e assim criar o metaverso MedRoom”, explica Vinícius Gusmão, CEO e cofundador da companhia.
Por definição, metaverso é um ambiente virtual em 3D, habitado ou controlado, por pessoas reais e, apesar de ser um conceito da década de 1990, apenas agora veio à tona por conta de movimentações recentes no universo tech. Como anunciado por Mark Zuckerberg, dono do Facebook, o futuro da empresa, que também é dona do Instagram e WhatsApp, será a migração para o metaverso.
Segundo Gusmão, a MedRoom sempre esteve alinhada com esta tendência desde sua fundação em 2016, já que as soluções exploram o aprendizado em realidade virtual, propondo interação e observação em um cenário virtual que se relaciona com o espaço físico do usuário. “Para nós, a projeção está nas novas formas de se aprender, de se relacionar com pacientes e práticas no mundo virtual, de como interagir nessa área e melhorar a retenção do conteúdo pela experiência vivencial. Assim reforçando ainda mais o nosso posicionamento na vanguarda do ensino em saúde”, comenta ele sobre a postura da MedRoom diante do metaverso.
A imersão neste mundo de VR permite uma nova forma de conexão e interação que vem gerando realizações que antes não seriam possíveis., segundo a empresa. Presente em cerca de 40 instituições no Brasil, Paraguai, Peru e México, a MedRoom é referência no ensino de saúde criou seu universo virtual e celebra esta conquista. “Podemos ser acessados por meio de dispositivos diferentes, em momentos diferentes, com o objetivo de otimizar o aprendizado das pessoas e fazer com que elas lembrem do que aprenderam por mais tempo graças ao ambiente imersivo que criamos”, finaliza o CEO.