Farmarcas registra crescimento de 22,95% e faturamento de R$ 7 bilhões

No último mês maio, a Farmarcas, administradora de redes associativas de farmácias e atualmente o quarto maior grupo varejista farmacêutico do país, alcançou um marco importante. O faturamento da empresa cresceu 22,94% nos últimos 12 meses, em comparação com o mesmo período do ano anterior.

O crescimento superou em mais de 8 pontos percentuais a concorrência, que registrou um crescimento de 14,11% no mesmo período. Além disso, as lojas da Farmarcas somaram um faturamento de R$ 6,9 bilhões. Recentemente, a rede atingiu a marca de 1.500 lojas, presentes em 25 estados brasileiros e no Distrito Federal.

A distribuição das farmácias nas 11 redes administradas pela Farmarcas é a seguinte: AC Farma (53), Bigfort (51), Entrefarma (102), Farma 100 (14), Farmavale (20), Maestra (12), Mais Farma (18), Maxi Popular (96), Mega Popular (5), Super Popular (36), Ultra Popular (1007) e Conectadas (91), totalizando 1505 unidades.

Um dos principais motivos para esse crescimento é o amplo processo de digitalização das farmácias, que envolve consumidores, lojistas associados, parceiros e os próprios processos da central administrativa. Os resultados consistentes obtidos pela Farmarcas comprovam que essa estratégia tem sido muito bem-sucedida.

“Estamos sempre colhendo os frutos de um planejamento muito bem-feito, que também leva em consideração o longo prazo. Desde que iniciamos nosso trabalho o faturamento de nossas redes sempre aumentou. A força do coletivo faz com que nosso crescimento seja acima da média e continuamos evoluindo dia após dia”, analisa Edison Tamascia, presidente da Farmarcas.

Os pilares que sustentam o crescimento da Farmarcas são claros: fortalecer o relacionamento com parceiros, indústria, distribuidores e prestadores de serviço; acelerar a jornada digital do cliente, do associado e dos processos internos; melhorar a comunicação e criar um canal de capacitação para empresários e colaboradores; manter um ambiente de trabalho desejável; e garantir a satisfação dos associados em relação às entregas da Farmarcas.

“Todo o nosso planejamento estratégico e sua execução estão organizados de acordo com uma série de rituais e processos”, afirma Paulo Costa, Diretor Geral da empresa.

O resultado é um crescimento consistente para todo o grupo e uma crescente demanda pelo uso desse modelo por parte de muitos empresários. “Há muitas pessoas interessadas em usar nossas bandeiras, mas aprimoramos muito o processo seletivo. Atualmente, mais de 80% das nossas lojas são abertas por empresários que já possuem uma farmácia nossa. Não buscamos uma abertura desenfreada de lojas, aumentando assim nosso nível de exigência para novos associados”, explica Ângelo Vieira, diretor de comunicação e operações da Farmarcas.

Essa abordagem cuidadosa proporciona às lojas das redes diferenciais significativos, como padronização na apresentação e atendimento, além de uma gestão altamente profissionalizada. Isso naturalmente impulsiona o crescimento da rede e permite projeções ousadas para os próximos anos, mas plenamente viáveis.

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