segunda-feira, abril 29, 2024
Home News Telessaúde pode aumentar trabalho dos médicos fora do expediente, diz estudo

Telessaúde pode aumentar trabalho dos médicos fora do expediente, diz estudo

por Redação
0 comentário

Pesquisadores descobriram que os médicos que prestavam cuidados à saúde por meio da telemedicina também gastam mais tempo com trabalho clínico e administrativo para fazer os registros eletrônicos de saúde (EHR) fora do expediente.

Essa foi uma das conclusões de um estudo com 2.129 médicos realizado na Universidade Langone Health de Nova York. O relatório, publicado no Journal of Medical Internet Research (JMIR) em julho, descobriu que o tempo gasto em tarefas relacionadas ao trabalho fora do horário clínico, muitas vezes referido como “trabalho fora do expediente”, aumentou significativamente para os médicos que passam uma proporção maior de seu tempo na prestação de cuidados à saúde por telemedicina.

“Nosso estudo descobriu que a telemedicina é menos eficiente do que o atendimento presencial e aumenta a carga de trabalho fora do expediente dos médicos”, observam os pesquisadores. “Vários fatores podem ser responsáveis ​​por nossas descobertas de que a telemedicina aumentou a carga de trabalho fora do expediente dos médicos.”

O estudo observou, no entanto, que vários desafios descobertos em implantações em estágio inicial de telessaúde durante a pandemia — incluindo ineficiências organizacionais e tecnológicas no projeto e na implantação — podem ser um fator-chave no aumento da carga de trabalho do EHR fora do expediente.

“Essas questões foram destacadas em outros lugares na pesquisa de implementação de tecnologia de saúde digital e EHR, particularmente em relação às barreiras de usabilidade e experiência do usuário exacerbadas pela escala e brusquidão da transição para a telemedicina devido à pandemia”, observa o estudo.

A interrupção das normas de trabalho, incluindo novos métodos de prestação de cuidados e arranjos de agendamento, também podem ter contribuído para o fardo do trabalho fora do expediente. “No geral, nossos resultados sugerem que a telemedicina não é uma panaceia para os desafios de trabalho enfrentados pelos médicos”, observa o relatório. “Na verdade, nossas evidências durante a pandemia de Covid-19 e após a fase aguda sugerem que, em vez de reduzir a carga administrativa, a intensidade da telemedicina pode aumentá-la, deslocando o trabalho temporal e espacialmente para o trabalho fora do expediente e em casa.”

O estudo pondera, contudo, que a transformação digital contínua da área de saúde está contribuindo e aliviando o esgotamento do médico. Dois em cada três médicos disseram que tratar pacientes em ambientes de atendimento apenas virtual ou híbrido se adapta melhor ao seu estilo de vida, apesar de uma falta significativa de interesse em telessaúde antes da pandemia. Alguns no setor aconselham os médicos interessados ​​em telessaúde a procurar oportunidades que priorizem e personalizem sua experiência como médicos.

A adoção da telessaúde é mais alta entre os jovens, educados e ricos, de acordo com uma pesquisa de dezembro de 2021 da Rock Health, que revelou um aumento na telemedicina por vídeo ao vivo — e uma diminuição na satisfação com a telessaúde em comparação com o atendimento presencial.

Outros estudos indicaram que cuidados básicos de saúde estão associados a maior contato ambulatorial e acompanhamentos de hospitalização No entanto, esse estudo constatou que o maior uso de telessaúde entre pacientes com doença mental grave não afetou a adesão à medicação.

“Levando em consideração a carga clínica dos médicos, os médicos que dedicaram uma proporção maior de seu tempo clínico à telemedicina em vários estágios da pandemia envolveram-se em níveis mais altos de trabalho fora do horário de trabalho com base em EHR na comparação com aqueles que usaram a telemedicina com menos intensidade”, conclui o estudo. “Isto sugere que a telemedicina, como atualmente fornecida, pode ser menos eficiente do que o atendimento presencial e pode aumentar a carga de trabalho fora do expediente dos médicos.”

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside