segunda-feira, abril 29, 2024
Home News Plataforma de atenção primária à saúde incorpora novos recursos e conteúdos

Plataforma de atenção primária à saúde incorpora novos recursos e conteúdos

por Redação
0 comentário

O Observatório da Atenção Primária à Saúde, plataforma desenvolvida pela Uname e que reúne dados e informações sobre saúde pública no Brasil, anuncia a disponibilidade de novos recursos e área conteúdo com o objetivo de oferecer textos, pesquisas e análises sobre a saúde pública no Brasil e facilitar a interação com gestores públicos, profissionais da saúde, instituições do terceiro setor, pesquisadores, estudantes, jornalistas e a sociedade civil em geral.

A “Biblioteca” reúne as principais bases de dados brasileiras, documentos de referência, produção científica e outros materiais produzidos pela Umane ou seus parceiros e estarão distribuídos em quatro coleções: Documentos Científicos, Documentos Umane e Parceiros, Base de Dados Documento de Referências. Outra novidade será o blog do Observatório, espaço dedicado a textos produzidos pela equipe da Umane sobre doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs), fatores de risco e atenção primária à saúde.

Do ponto de vista da interatividade, a plataforma criou um canal de relacionamento que permitirá a troca de informações e o diálogo entre os usuários e a equipe de suporte do Observatório.

A plataforma permite que qualquer pessoa acesse dados do Ministério da Saúde e de outras bases de dados públicas (confira abaixo) de maneira simples e inova ao reunir e a organizar esses dados de forma acessível. “Com isso, espera-se contribuir não só para a geração de conhecimento, mas também a criação de políticas públicas de saúde com foco na prevenção das DCNTs e no fortalecimento da Atenção Primária”, ressalta Erika Lopes, especialista em monitoramento e avaliação da Umane.

Vizualize e compare os principais indicadores por tema, município ou estado

O Observatório trabalha hoje com 16 bases de dados, entre elas o Sistema de Informações Ambulatoriais (SIA), o Sistema de Informações Hospitalares (SIH), o Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), o Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC) e a Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel). Vale destacar que os dados podem ser acessados por tema, por estado ou ainda por município. A plataforma também traz algumas informações socioeconômicas como o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM).

Os dados estão organizados em quatro grandes temas: 1) dados socioeconômicos, como acesso a saneamento básico e habitação; 2) condições crônicas priorizadas, que tratam das DCNTs mais prevalentes, como hipertensão, obesidade e diabetes; 3) fatores de risco modificáveis, que podem agravar as DCNTs mas são evitáveis, como consumo de álcool, cigarro e alimentação não saudável e 4) atenção primária à saúde, como acesso e cobertura de serviços de saúde.

Para cada tema, há uma série de indicadores disponíveis para a consulta, como: gastos com internação hospitalar, mortalidade pela doença crônica, prevalência, número de internações e de dias de internações, entre outros.

“O Observatório é uma plataforma em contínuo aperfeiçoamento, de fácil acesso e navegabilidade, que facilita o acesso à informação e pode contribuir para ações de prevenção de doenças e promoção da qualidade de vida”, reforça Erika.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside