Home News Saúde lidera uso de GenAI, mas falha em segurança de dados

Saúde lidera uso de GenAI, mas falha em segurança de dados

por Redação
0 comentários

O setor de saúde é o mais avançado na adoção de soluções baseadas em inteligência artificial generativa (GenAI), segundo a pesquisa global Enterprise Cloud Index (ECI) da Nutanix (NASDAQ: NTNX). O levantamento revela que 99% das organizações da área já utilizam a tecnologia, incluindo chatbots, assistentes de código e ferramentas de automação no desenvolvimento clínico. Apesar do uso disseminado, 96% das instituições reconhecem que suas estruturas atuais de segurança e governança de dados são insuficientes para sustentar o uso da GenAI em larga escala.

“Na área da saúde, cada decisão que tomamos impacta diretamente os resultados dos pacientes, incluindo como evoluímos nossa infraestrutura tecnológica”, afirma Jon Edwards, diretor de engenharia de infraestrutura de TI da Legacy Health. “Analisamos cuidadosamente como integrar a GenAI de forma responsável, o que exigiu investimentos em infraestrutura que suporte inovação a longo prazo sem comprometer a privacidade ou segurança dos dados. Estamos comprometidos em modernizar nossos sistemas para oferecer melhores cuidados, impulsionar eficiência e manter a confiança que os pacientes depositam em nós.”

O relatório aponta como principal obstáculo à expansão da GenAI a dificuldade de integração com a infraestrutura de TI existente, mencionada por 79% dos entrevistados do setor. Outros desafios incluem a persistência de silos de dados (65%) e entraves no desenvolvimento de aplicações nativas da nuvem e em contêineres (59%).

Leia também: Blockchain avança na saúde e promete mais controle ao paciente sobre seus dados 

“Embora o setor de saúde normalmente seja mais lento na adoção de novas tecnologias, vimos um aumento significativo no uso de GenAI, muito devido ao fácil acesso a ferramentas e aplicações,” explica Scott Ragsdale, diretor sênior de vendas para Saúde e SLED na Nutanix. “Mesmo com altas taxas de adoção, as preocupações persistem devido à importância de proteger dados de saúde. Embora todas as organizações pesquisadas já usem GenAI de alguma forma, é provável que a adoção se torne mais ampla à medida que questões de privacidade e segurança forem resolvidas.”

A pesquisa revela que 96% das instituições de saúde acreditam que suas organizações poderiam fazer mais para proteger modelos e aplicações de GenAI. Melhorar a segurança e governança de dados em escala é apontado como uma prioridade de longo prazo para garantir a continuidade e o sucesso dessas soluções.

Outro ponto destacado no relatório é que 99% dos profissionais de saúde entrevistados enfrentam dificuldades ao escalar cargas de trabalho de GenAI do desenvolvimento para a produção, sendo a principal delas a integração com a infraestrutura existente. A Nutanix defende que a modernização da infraestrutura deve ser uma prioridade estratégica para viabilizar a GenAI em escala.

Embora os entrevistados identifiquem produtividade, automação e eficiência como principais ganhos esperados com a tecnologia, preocupações com a segurança e a privacidade dos dados dos pacientes permanecem. As aplicações de GenAI no setor concentram-se em atendimento ao cliente, experiência do usuário e ferramentas de geração de código.

A pesquisa também destaca o avanço da conteinerização de aplicações e do uso de Kubernetes no setor de saúde. Segundo o levantamento, 99% das organizações estão em processo de conteinerização, e 92% reconhecem os benefícios das aplicações nativas da nuvem e contêineres em ambientes híbridos e multicloud.

Siga o Saúde Digital News no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside