quarta-feira, maio 22, 2024
Home Negócios Healthtech está revolucionando a gestão de saúde corporativa

Healthtech está revolucionando a gestão de saúde corporativa

por Redação
0 comentário

Cuidar da saúde de sua população tem sido um grande desafio para as empresas atualmente, como mostra um relatório da XP que aponta que os planos de saúde coletivos terão reajuste de dois dígitos pelo terceiro ano consecutivo. Por isso, buscar soluções para mitigar o impacto financeiro ao mesmo tempo que se cuida da saúde das pessoas se torna fundamental. Abordando este desafio, a HealthBit, healthtech que faz parte da RD Saúde, alia inteligência em dados com a expertise que desenvolveu ao longo de quase uma década atendendo empresas de grande porte do cenário nacional e ainda um time de especialistas de saúde.

Na contramão do mercado, os clientes da HealthBit têm visto quedas de custo, ou variações próximas ao IPCA. O diretor geral da HealthBit, Murilo Wadt, conta que os segredos são a inovação e um olhar para a saúde como um todo, indo além dos produtos padrões dos planos de saúde.

O diretor geral também explica que o problema da gestão de saúde corporativa é extremamente complexo e que as dificuldades, dado envelhecimento da população e tendências de regulamentação, não deixarão de existir no curto prazo. “A pandemia dificultou os balanços das operadoras de plano de saúde, forçando-as a aplicar reajustes expressivos por anos seguidos ao mesmo tempo que descredenciam prestadores e o número de reclamações na ANS explode, como aconteceu em 2023. Com um desafio desse tamanho e impacto iminente na saúde de milhares de pessoas, temos que ser destemidos e ágeis nas soluções. Criações bem pensadas, como as da HealthBit, trazem o equilíbrio entre saúde e sustentabilidade financeira”, diz.

Um exemplo da atuação da healthtech foi no apoio a um cliente de grande porte para a criação de um plano de saúde customizado. Cada hospital, laboratório e prestador de saúde foi analisado para desenvolver uma rede própria para a empresa e os resultados, até o momento, mostram uma redução de 18% nos custos de saúde, com um atendimento de qualidade e sem reclamações por parte dos colaboradores. “Com isso, a empresa conseguiu uma economia de 4 milhões de reais ao mês. Esses números nos mostraram o caminho e a gestão da empresa teve a robustez para agir de forma inovativa, colhendo esses resultados”, diz Wadt.

Em outro caso, a empresa cliente da HealthBit teve um aumento de apenas 7,26% de seus custos totais de saúde por funcionário desde o início da atuação da healthtech na gestão de saúde corporativa em 2020 até o final de 2023. “É importante destacar que, nesse mesmo período, o IPCA teve uma elevação de mais de 12% e os planos de saúde do mercado tiveram reajustes acima de 30%. E, nesse caso, criamos soluções complementares ao plano de saúde, provendo uma estrutura de saúde mais coerente e customizada para cada região do cliente. Cada um dos investimentos é medido e melhorado mensalmente e, mesmo com novos serviços, os custos totais de saúde subiram abaixo da inflação enquanto os colaboradores contam com um cuidado com a saúde mais completo e acompanhado de perto por especialistas”, diz Murilo.

O desafio da HealthBit, em 2024, de acordo com o diretor geral, é expandir este nível de serviço para um número maior de empresas. “Hoje em dia trabalhamos com os líderes de diversos mercados, e temos a responsabilidade de crescer nosso impacto. O nosso objetivo é levar saúde para empresas de diversos portes e auxiliar a área de Recursos Humanos a amadurecer sua estratégia e entrega de saúde”, finaliza Wadt.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside