Home Inovação Oxigenador de membrana adiciona oxigênio em procedimentos extracorpóreos

Oxigenador de membrana adiciona oxigênio em procedimentos extracorpóreos

por Redação
0 comentário

A Braile Biomédica, fabricante de válvulas biológicas cardíacas e enxertos de pericárdio bovino, anunciou o lançamento do OxyPrime Duo que, segundo a empresa, oferece 99% de eficácia na remoção de bolhas, excelente desempenho na transferência de gases, troca de calor com tecnologia Hexpet (3M Company) e estrutura em fibra plástica, ideal para garantir eficiência no processo de troca térmica. Com essa dinâmica, o dispositivo também conta com a tecnologia de revestimento BRCoating, uma solução que reveste a superfície interna do produto diminuindo a interação do sangue. Esse revestimento é composto por albumina recombinante.

O Oxigenador de Membrana OxyPrime Duo foi lançado no 49º Congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV), realizado em Maceió, na última semana de maio. No estande da empresa foi demonstrado o funcionamento do equipamento aos profissionais médicos e perfusionistas através de uma experiência no Metaverso.

O produto, que é indicado para adicionar oxigênio, remover dióxido de carbono e aquecer ou resfriar o sangue durante procedimentos de circulação extracorpórea, com duração de até seis horas, foi elogiado por Camila Guarim, perfusionista do Hospital Universitário Júlio Muller, em Cuiabá. “Nós já trabalhamos com alguns produtos da Braile e a expectativa em usar esse novo dispositivo é muito grande. Esse revestimento é muito benéfico para os pacientes e nós também observamos outras novidades importantes no desempenho dele. Nós ficamos preocupados com algumas questões durante o processo cirúrgico, e ter um produto testado com segurança e muita pesquisa, ajuda em nossa rotina de trabalho”, comentou.

A Braile Biomédica também criou uma sala de experiências para profissionais perfusionistas e estudantes da área no espaço do 40º Congresso Brasileiro de Circulação Extracorpórea. A experiência no Metaverso contava com a simulação em uma visita guiada à fábrica em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, e o manuseio virtual do OxyPrime Duo. Matheus dos Santos, estudante de perfusão em Santa Maria, Rio Grande do Sul, saiu animado com o que viu. “Às vezes nós ficamos presos apenas com a tecnologia que temos no hospital em que atuamos e não reconhecemos outras tecnologias que existem. É muito interessante tudo o que vi na apresentação do produto, e tenho a certeza de que ele vai ser muito útil. Eu estou muito empolgado para saber mais sobre o produto e entender como ele pode ser usado na prática. A nossa intenção é sempre ter sucesso nos procedimentos”, afirmou.

Segundo a Braile, a linha de oxigenadores OxyPrime Duo representa um salto em inovação e tecnologia, com o filtro arterial integrado e revestimento. “Quando este produto for utilizado numa cirurgia cardíaca, nós vamos conseguir reduzir a resposta inflamatória e a hemodiluição do paciente. Essa interação do sangue do mesmo com o descartável, reduz significativamente. Nós pensamos e idealizamos esse lançamento com a grande meta de salvar vidas com segurança e qualidade. Nós já tivemos respostas positivas em centros que estão utilizando o produto, e isso é muito importante para nós”, disse Letícia Erins, coordenadora de marketing de produtos e treinamento clínico da Braile.

Rafael Braile, COO da empresa, comenta que o produto foi idealizado com foco no aumento da segurança, evitando possíveis bolhas e micropartículas. E que para chegar a esse resultado, foi necessário investir em ciência. “Dez por cento da nossa receita é investida em pesquisa e desenvolvimento. São mais de 40 técnicos, engenheiros e biólogos que estão focados em observar as necessidades dos pacientes e dos cirurgiões e propor soluções para que a gente possa tratar melhor as pessoas”, comentou o COO, que também antecipou uma novidade sobre a comercialização do produto. “É um produto que tem potencial global, então nós já o submetemos para o mercado europeu, e esperamos receber a aprovação ainda este ano. É um produto que vai ser usado por pacientes do SUS e da rede privada aqui no Brasil e, por pacientes do mundo inteiro”, comemorou.

O OxyPrime Duo é composto por duas câmaras acopladas, o trocador de gás e o trocador de calor: a membrana do trocador de gás é feita de polipropileno e possui fibras capilares altamente porosas, que promovem uma distribuição uniforme, proporcionando alta eficiência na transferência (difusão) de gases, fundamental para a transferência de O2 para o sangue e remoção de CO2. Já o trocador de calor tem preenchimento de capilares de polímero termoplástico (poliéster), agregados a uma capacidade de transferência térmica elevada, devido à sua composição termoplástica e ao processo de produção.

O produto possui um filtro arterial integrado construído em poliéster, com uma abertura de 41 mícrons em uma área de 500 centímetros quadrados e características hidrofóbicas que dificultam a passagem de bolhas de ar, além de filtrar partículas e coágulos maiores. Características que foram destacadas por Patrícia Braile, presidente da Braile Biomédica.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside