terça-feira, abril 30, 2024
Home Inovação Elon Musk já quer realizar testes para colocar chips no cérebro humano

Elon Musk já quer realizar testes para colocar chips no cérebro humano

por Redação
0 comentário

Durante um evento realizado na semana passada nos Estados Unidos, Elon Musk disse que a sua empresa Neuralink está se aproximando de testes em humanos de implantes que podem conectar o cérebro humano a computadores. Ele disse que a empresa já  preencheu “a maior parte” da papelada exigida pela Food and Drug Administration (FDA) e que pretende iniciar os testes em humanos em aproximadamente seis meses. “Agora estamos confiantes de que o dispositivo Neuralink está pronto para humanos”, disse Musk na quarta-feira passada, 1º, no Twitter.

Especialistas, no entanto, estão céticos em relação aos anúncios de Musk em meio a um campo mais amplo de pesquisa sobre implantes cerebrais. Não está claro se o FDA está considerando um pedido para iniciar testes em humanos — no passado, Musk disse que os testes começariam em 2020 e, posteriormente, neste ano.

O evento, que foi adiado por um mês, ocorre em meio a um período movimentado para o homem mais rico do mundo. Musk adquiriu o Twitter por US$ 44 bilhões no final de outubro e exigiu que os funcionários se comprometessem a ser “hardcore”, tuitando a foto de uma sessão noturna com engenheiros. Nesta semana, a Tesla deve entregar seu primeiro caminhão semielétrico. Ele também é CEO da empresa de foguetes SpaceX.

Durante seu painel de apresentação, Musk mostrou um vídeo em que disse que um macaco estava usando sua mente para controlar o cursor e o tipo de um computador. O uso de animais pela Neuralink em testes irritou ativistas e provocou alegações de que a empresa está prejudicando animais por meio de “experimentos malfeitos” que resultaram em infecções, convulsões, paralisia e hemorragia interna, segundo o repórter do The Washington Post, Pranshu Verma, que cobriu o evento.

A tecnologia Neuralink é semelhante a pesquisas feitas por outras pessoas sobre como converter sinais cerebrais em ação. Em julho, a Synchron, concorrente da Neuralink, implantou pela primeira vez seu dispositivo em um paciente nos Estados Unidos. A empresa recebeu autorização regulatória para testes em humanos em 2021.

O evento também serviu para  impulsar o recrutamento de profissionais para a Neuralink. Ao divulgar as vagas abertas na empresa, Musk disse que não é necessário que as pessoas saibam sobre biologia ou neurociência para trabalhar em sua startup de implantes cerebrais. “Quando você olha para as habilidades necessárias para fazer o Neuralink funcionar, na verdade, são muitas das mesmas habilidades necessárias para fazer um smartwatch ou telefone moderno funcionar”, disse ele.

Anna Wexler, professora assistente e especialista em ética médica na Universidade da Pensilvânia, disse no Twitter, após o evento de Musk, que as preocupações e dúvidas sobre o Neuralink permanecem.  Ela disse que é provável que Musk enfrente uma dura batalha com os órgãos reguladores federais para obter a aprovação do Neuralink, e isso pode levar tempo. “Prepare sua pipoca!”, acrescentou ela no Twitter. “Eu prevejo que teremos vários anos de confrontos públicos entre o FDA e Elon Musk. O FDA tem muitas restrições aos fabricantes de dispositivos e Musk demonstrou desrespeito pelas restrições federais.” Com agências de notícias internacionais e The Washington Post.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside