quarta-feira, maio 22, 2024
Home News Toyota do Brasil renova parceria com startup de próteses ortopédicas Revo

Toyota do Brasil renova parceria com startup de próteses ortopédicas Revo

por Redação
0 comentário

A Toyota do Brasil renovou a parceria com a healthtech gaúcha Revo, especializada em soluções de próteses ortopédicas, e investida pela techtools ventures. A segunda fase do acordo, firmado primeiramente em junho, pactua agora um apoio financeiro, juntamente com a doação de 1,2 tonelada de alumínio excedente da fundição de blocos e cabeçotes de motores da montadora, que será convertido em matéria-prima para a produção de pés protéticos. Com isso, a startup ganhará escala para a fabricação inicial de mil unidades até o fim deste ano em uma manufatura localizada em Porto Alegre.

Os resíduos de alumínio, que serão provenientes da unidade fabril de motores da Toyota, instalada em Porto Feliz, no interior de São Paulo, serão aplicados pela Revo na substituição dos componentes metálicos, em especial nas partes que unem todo o pé – um próximo passo previsto é a substituição de outros componentes. As principais vantagens do material são: redução de peso, resistência, durabilidade e preço acessível.

De acordo com a diretora de comunicação e sustentabilidade da Toyota do Brasil, Viviane Mansi, “o apoio ao projeto reforça o compromisso da marca com a sociedade, em contribuição direta à mobilidade”. “Nós buscamos continuamente formas de tornar nosso negócio mais eficiente, reduzir desperdício e encontrar novos usos para tudo que poderia ser um resíduo. O esforço e o olhar atento dos nossos colegas de Porto Feliz a partir de agora farão diferença na vida de muitas pessoas”, completa ela.  

Para tanto, a Toyota doará 30 próteses, sendo estas distribuídas entre o Centro de Reabilitação de Indaiatuba, Associação Sorocaba de Futebol de Amputados, familiares de colaboradores da Toyota e AACD. A techtools ventures, por sua vez, também fará uma doação para a AACD, consolidando, assim, uma parceria com a instituição.

Para chefe de investimentos da techtools ventures, Jeff Plentz, investir em soluções que geram impacto e melhoria na qualidade de vida das pessoas é o propósito da companhia. “A intenção da techtools ventures com esse projeto é conseguir oferecer, por meio da Revo, um material de alta qualidade, a um custo acessível, que viabilize a substituição dos pés de madeira atualmente ofertados pela rede pública a pacientes amputados. O ponto crucial para isso era conseguir escalabilidade na produção do produto. Hoje alcançamos essa meta, o que nos dá corpo para viabilizar o negócio e colocá-lo de pé. Agora estamos prontos para conquistar o mercado”, afirmou Plentz. A capacidade instalada da Revo é de 10 mil próteses por ano.

Segundo o responsável técnico pelo setor de pesquisa e desenvolvimento (P&D) da Revo, e idealizador das próteses, Lucas Strasburg Ferreira, os pés protéticos da empresa foram concebidos sob um conceito modular inovador para uso contínuo, de fácil ajuste, e que possibilita ao próprio usuário realizar a manutenção, substituindo peças quando necessário, sem a necessidade de assistência técnica especializada ou de troca integral do produto. “Isso gera economia, engajamento e proporciona qualidade de vida aos usuários, atendendo às necessidades de conforto e ergonomia. As próteses possuem um design moderno, são adaptáveis e compatíveis aos encaixes de tubos e grapas de tradicionais modelos do mercado”, afirmou o empreendedor.

A parceria entre a Toyota e a Revo nasceu por ocasião das Paralimpíadas de Tóquio 2020. Na primeira fase do projeto, foram produzidas e doadas seis próteses de pé, sendo que duas foram entregues ao atleta paralímpico brasileiro, Alan Fonteles.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside