GestãoNewsletter

Hospital Tacchini realiza 100% das entrevistas de emprego por vídeo

0

Atento à crescente demanda por profissionais de saúde, diante da crise gerada pelo Coronavírus, o Hospital Tacchini, com 95 anos de atuação, referência para 31 municípios do interior do Estado e um dos hospitais mais bem equipados do Rio Grande do Sul, está realizando 100% dos processos de Recrutamento e Seleção (R&S), de enfermeiros e técnicos de enfermagem, de forma remota por meio da solução web Compleo ATS, do Compleo, plataforma que ajuda profissionais de RH a automatizar tarefas e gerenciar processos seletivos.

O projeto inclui todas as funções do software do Compleo, implantado em 2019 no hospital, como o uso de vídeo-entrevistas, abertura e divulgação de vagas, testes de habilidades automatizados e gerenciamento dos dados dos candidatos.

Segundo Leiza Balbinot, líder de Gestão de Pessoas do Hospital Tacchini, a entidade adotou as entrevistas por vídeo a fim de garantir a segurança do ambiente de trabalho para os colaboradores do hospital, e dos candidatos às vagas, que não precisam mais esperar em filas ou comparecer fisicamente nas avaliações feitos pelo RH. “Começamos a utilizar o Compleo ATS aos poucos, com o objetivo de familiarizá-lo à rotina do hospital. Quando a pandemia foi anunciada, em março deste ano, já tínhamos experiência para aplicar as vídeo-entrevistas em larga escala”, afirma. Apenas no mês de abril, o hospital realizou mais de 75 vídeo-entrevistas pelo Compleo ATS.

Para Leiza, o único obstáculo observado foi romper o hábito de receber pessoas nas dependências do hospital. “É costume ainda, os candidatos levarem os currículos em mãos às áreas de RH. Nossos colaboradores também estavam acostumados a essa prática, mas percebemos que é possível realizar os processos no formato de vídeo-entrevistas e entrega remota de currículos. Além disso, a implantação foi muito rápida e a solução é fácil de usar, não exige grandes infraestrutura de TI. Com internet e computadores é possível utilizar o software. O suporte prestado também é muito bom, não tivemos sustos”, explica a executiva.

De acordo com ela, os benefícios obtidos com o Compleo ATS são o aumento da segurança do ambiente hospitalar, a agilidade na avaliação das entrevistas, que conta com identificação comportamental inteligente dos candidatos, e a eliminação do uso do papel nos processos de R&S. “Com as vídeo-entrevistas, podemos avaliar não apenas o comportamento dos candidatos, mas também a postura, a confiança ao falar dos procedimentos assistenciais, os cuidados com a aparência e higiene, elementos essenciais para atuar na área de saúde, que é bastante crítica”.

A gestora ainda comenta, “Antes do Compleo, as análises dos candidatos eram feitas presencialmente, em três etapas avaliativas, com o RH, com psicólogos e com o gestor da área, o que podia levar dias para serem realizadas. Após a implantação do Compleo ATS, passamos a ter muito mais agilidade em toda a cadeia de recrutamento, especialmente com a capacidade de elaborar previamente os testes de conhecimento dos candidatos, e ainda eliminamos os currículos de papel, já que quase tudo é feito pela web. A única parte do processo que exige a presença do candidato, é a apresentação de documentos necessários para efetivação como funcionário e dos exames médicos”, diz.

Pelo lado dos candidatos, a aplicação das vídeo-entrevista tem sido muito bem-vinda. “Após realizarem os processos seletivos online, os candidatos deram feedbacks muito positivos, sobre como se sentiram valorizados, respeitados e atendidos com atenção e carinho, em cada etapa das entrevistas. Todas as partes estão muito satisfeitas com o uso do software”, revela Leiza.

Neste momento de crise na saúde em todo o mundo, o Compleo forneceu a Hospital Tacchini, créditos para uso das vídeos-entrevistas, sem custo adicional. A iniciativa faz parte da campanha elaborada pela plataforma, para ajudar entidades da área hospitalar no aprimoramento da segurança dos ambientes de trabalho, permitindo que elas continuem a efetuar contratações de profissionais à distância.

Para o futuro, a líder de Gestão de Pessoas do Hospital Tacchini enxerga uma parceria promissora com o Compleo. “O uso do software, para vídeo-entrevistas e gestão dos dados dos candidatos, pelo hospital é um caminho sem volta. Queremos continuar investindo em melhorias para nossa área de RH, e será muito bom contar com um parceiro como o Compleo, que está aberto a nos escutar. Ainda mais diante da crise que estamos passando, no qual a tecnologia está ganhando um papel fundamental na execução de operações essenciais para os hospitais, como a contratação de colaboradores qualificados”, finaliza.

Funcionários da Radix se voluntariam para desenvolver projetos para combater a Covid

Artigo anterior

Coordenação de cuidado retém 91% das pessoas em atendimentos sem precisar sair de casa

Próximo artigo

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Mais Gestão