terça-feira, abril 23, 2024
Home News Empresa usa futebol para explicar genética do câncer em animação no YouTube

Empresa usa futebol para explicar genética do câncer em animação no YouTube

por Redação
0 comentário

O futebol é indiscutivelmente a paixão de muitos brasileiros. Ciente disso, a Igenomix Brasil, laboratório de biotecnologia que auxilia os tratamentos de reprodução assistida, diagnóstico e prevenção de doenças genéticas, decidiu criar uma animação que usa o esporte como analogia para explicar a genética do câncer e o papel dos genes marcadores tumorais, que são importantes para a medicina de precisão, tornando capaz a detecção de alterações genômicas para um diagnóstico preciso, personalizado e antecipado.

A ideia da animação surgiu porque o oncologista clínico e oncogeneticista Rodrigo Guindalini, consultor científico da Igenomix, já utilizava a metáfora do futebol para explicar aos seus pacientes sobre os oncogenes, que são os genes ligados ao surgimento de tumores benignos e malignos.  Com o objetivo de informar por meio de uma maneira didática e inovadora para a elaboração do projeto, todo o time da Igenomix se reuniu e foi realizada uma imersão. “Toda a equipe de oncologia, laboratório, atendimento e business se reuniu para planejar essa comunicação, que era nova na Igenomix. Com todos juntos, foi definido como seria o jogo e a sua dinâmica”, destaca a gerente de marketing, Sirlene Zamboni Cervera.

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer, o Brasil terá 625 mil novos casos de câncer por ano até o fim do triênio 2020-2022. Vários fatores de risco como comportamentos não saudáveis, bebidas alcoólicas e sedentarismo contribuem para o surgimento de células cancerosas, porém, o câncer é uma doença genética que se desenvolve do acúmulo de mutações genéticas com alguns genes do DNA trabalhando como defensores contra o desenvolvimento da doença.

Como em todo o time, existem os genes mais importantes para a defesa do organismo, que são chamados na animação do Igenomix de jogadores titulares, entre eles, o BRCA1, BRCA2 e TP53, assim como também temos os genes causadores da doença que são chamados de atacantes, com o câncer ocorrendo quando a defesa está sendo ineficaz e os atacantes estão vencendo a partida. Para conseguir virar o jogo, os testes genéticos trazem um conhecimento que permite agir para desarmar as jogadas que estão sendo elaboradas pelo time dos atacantes e evitar o surgimento do câncer.

“Eu realmente não tinha visto nenhuma vez esta associação tão clara entre jogadores de futebol e o processo de formação de um tumor. Aqui no Brasil é extremamente fácil quando você faz analogia com o futebol para tentar explicar algo mais complexo. A gente sabe que cerca de 30% dos casos de câncer poderiam ser prevenidos através de bons hábitos de vida. Infelizmente não existe um método para que você consiga zerar completamente a sua chance de desenvolver uma doença, portanto, as estratégias que podem ser realizadas antes de iniciar o “jogo” tem um impacto relevante.” destaca Guindalini.

Conforme doenças como o câncer desafiam o sistema de saúde do Brasil, se torna cada vez mais importante a disseminação do conhecimento científico de forma palatável para a população. Ainda de acordo com o oncologista, isso impacta diretamente a pesquisa científica. “Quando você explica de uma forma mais agradável a genética e câncer, uma criança pode escutar e isso pode fazer com que ela tenha interesse em estudar sobre o tema, assim como uma pessoa leiga pode perguntar para o seu médico sobre genética e isso vai fazer com que a sociedade tenha uma discussão mais ampla sobre o assunto e de certa forma vai impulsionar o conhecimento científico, já que uma força tão importante da sociedade começa a se interessar mais e inserir o assunto nas conversas do seu dia a dia”, conclui Guindalini.

Confira o vídeo no canal da Igenomix no YouTube.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside