quinta-feira, abril 18, 2024
Home News Optum que incentivar uso de data analytics para melhoria da cadeia da saúde

Optum que incentivar uso de data analytics para melhoria da cadeia da saúde

por Claudiney Santos
0 comentário

Colaborar para a criação de projetos de impacto para o sistema de saúde como um todo. Esse é um dos objetivos da presidente da Optum, Patrícia Helen, na abertura do evento Optum Summit Research Analytics, realizado no último dia 12 em São Paulo, que não ocasião conclamou todo o setor de saúde a se unir em relação às prioridades e desafios da transformação do setor.

Para atingir esse objetivo, a executiva –  que assumiu o cargo em janeiro deste ano,  com larga experiência em gestão pública adquirida na consultoria internacional  McKinsey -, explicou o potencial do uso de analytics para direcionar os investimentos estratégicos, tanto na área pública como privada.

A Optum é uma das unidades de negócio do UHG Brasil (UnitedHealth Group). Para se ter uma ideia, a Optum nos EUA, tem em seu banco de dados mais de 222 milhões de vidas, realizou mais de 5 bilhões de procedimentos, 11 bilhões de exames clínicos, mais de 4 bilhões de diagnóstico. Esse volume é justificado, pois 20 dos 25 principais planos de saúde dos Estados Unidos usam o analytics da Optum, que tem uma infraestrutura que armazena 118 petabytes de dados primários, tem 9 mainframes que operam mais de 1 bilhão de transações anuais em 130 países. O grupo investe US$ 3,3 bilhões anuais em tecnologia e inovação.  No Brasil, a Optum beneficia mais de 2 milhões de pessoas com programas clínicos e de bem-estar.

A executiva explica que com o crescimento do poder de processamento de dados e a redução de custo, em 2023 será possível decifrar um cérebro humano, e em 2050, todos os cérebros humanos.

Essa projeção dá uma visão sobre potencial do uso de data analytics e machine learning, que podem ser aplicadas em toda a cadeia de saúde, com redução de custo e melhor qualidade. “Nosso objetivo é fomentar a nossa articulação para atuarmos em rede no desenvolvimento em research analytics”, enfatiza.

Os serviços de research analytics da Optum atendem prestadores, operadoras, governos e o segmento life sciences.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside