quarta-feira, abril 24, 2024
Home News Tecnologia do 5G trará avanço sem precedentes na cirurgia robótica

Tecnologia do 5G trará avanço sem precedentes na cirurgia robótica

por Redação
0 comentário

O leilão do 5G, realizado pela Agência Nacional de Telecomunicações em novembro do ano passado, definiu as cinco empresas que irão implantar a nova tecnologia no Brasil. A previsão é de que todas as capitais brasileiras contem com o serviço já no início do segundo semestre. Cerca de 100 vezes mais rápido do que o atual 4G, o novo sistema será capaz de revolucionar inúmeros setores e não será diferente com a medicina.   

“A tecnologia 5G vai permitir qualquer interação à distância entre médico e paciente com mais segurança de estabilidade de conexão”, explica o Dr. Rodrigo Garcia, pioneiro em cirurgia pediátrica robótica no interior de São Paulo.  

O Dr. Garcia não se refere a consultas e exames, já promovidos atualmente através da telemedicina. A tecnologia 5G vai permitir que procedimentos invasivos e cirúrgicos ocorram com paciente e médico em cidades diferentes. “O impacto na cirurgia robótica será enorme, já que a telecirurgia será realizada com a mesma precisão e segurança que temos atualmente, operando no mesmo local que o paciente está”, avalia.  

Em junho do ano passado, um levantamento apontava que 1.662 cidades de 65 países já estavam conectadas à rede 5G. “As primeiras informações que tive confirmam que a tecnologia garante uma conexão estável e segura”, completa o Dr. Garcia.  

A expectativa é que em poucos meses esse recurso já esteja à disposição de médicos brasileiros. “A tecnologia será implantada no Brasil até o segundo semestre de 2022 e, a partir daí, os hospitais mais abertos à inovação começarão a usar o 5G em benefício dos pacientes e profissionais da saúde”, acredita o Dr. Garcia, primeiro cirurgião pediátrico robótico certificado do interior do estado 

Avanços tecnológicos na medicina estão longe de ser uma novidade, já que há décadas tratamentos, equipamentos, medicamentos e procedimentos se tornam cada vez mais seguros e eficientes. Mas, mesmo diante de um cenário tão positivo de desenvolvimento, o impacto do 5G na área da saúde será incomparável.

Há previsões de que até 2025 hospitais poderão ter salas ocupadas por robôs e humanos conectados por 5G com cirurgiões em qualquer lugar do planeta. Em tempo real, poderão obter informações com especialistas que estejam em outros locais. “Não dá para imaginar o quanto será inovador termos a possibilidade de conectarmos máquinas para realizar vários trabalhos em diversas áreas com a internet das coisas.  

Já sabemos que na telecirurgia será possível ajudar pacientes à distância, mas como podemos imaginar que em breve alguns robôs serão capazes de ‘aprender’? É um avanço sem precedentes na área da saúde”, define o Dr. Garcia.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside