A Rede Mater Dei de Saúde adotou uma solução de inteligência artificial desenvolvida pela A3Data que reduziu em 60% o tempo de permanência dos pacientes nas unidades de pronto-socorro em Belo Horizonte. Intitulada “Fila Virtual”, a tecnologia utiliza recursos da Amazon Web Services (AWS) e foi projetada para gerenciar o fluxo de atendimento de forma dinâmica e personalizada.
A funcionalidade permite que pacientes com sintomas leves retirem senhas remotamente por meio do portal de pacientes da Rede Mater Dei. Eles recebem uma previsão de tempo de espera e se dirigem ao hospital apenas quando estiverem próximos do atendimento. O sistema também atualiza as informações em tempo real, oferecendo mais previsibilidade e eficiência.
A solução opera 24 horas por dia e permite que os pacientes façam check-in diretamente via totem, já que as etapas iniciais, como o cadastro e a retirada da senha, foram concluídas online. “Com a combinação de tecnologias da AWS, o sistema representa um avanço significativo na gestão de emergências hospitalares, trazendo mais eficiência para as equipes assistenciais e médicas, e reduzindo a ansiedade dos pacientes que aguardam atendimento”, afirma Rodrigo Pereira, CEO da A3Data.
Atualmente, a solução está em uso na unidade Hub Belo Horizonte da Rede Mater Dei. A próxima unidade a adotar a Fila Virtual será o Hospital Mater Dei Salvador.
O projeto foi desenvolvido pela A3Data em parceria com a Rede Mater Dei, utilizando tecnologias da AWS para garantir escalabilidade e alta disponibilidade mesmo em situações de grande demanda. A solução também pode ser integrada a sistemas hospitalares já existentes.
Para prever o tempo de espera, um modelo de inteligência artificial foi treinado para analisar dados operacionais e assistenciais em tempo real. O sistema estima a duração do atendimento por especialidade e aprende continuamente com os dados, aprimorando a precisão das previsões. Todas as informações são armazenadas em banco de dados gerenciado pela AWS, que adota práticas de segurança e garante desempenho e confiabilidade no acesso.
A Rede Mater Dei pretende expandir o uso da IA em seus pronto-socorros com base em um mapeamento realizado em parceria com a A3Data. O objetivo é transformar essas unidades por meio de tecnologias avançadas, oferecendo uma jornada mais ágil e confortável para os pacientes, além de buscar melhores desfechos clínicos.