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Gestão estratégica dos suprimentos é crucial para reduzir custos, afirma estudo

por Redação
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Dentro das instituições de saúde, quanto mais recursos financeiros puderem ser destinados para a melhoria do cuidado com o paciente, melhor. Por isso, economizar e evitar desperdícios em áreas como a cadeia de suprimentos e a gestão de estoque têm sido pontos essenciais para aumentar a receita, que pode ser revertida na infraestrutura e nos profissionais.

Segundo pesquisa da EY com líderes de instituições do Brasil, Argentina, Canadá, México e Estados Unidos, o principal motivador para melhorar a sustentabilidade da cadeia de suprimentos é a redução de custos (61% dos entrevistados).
Por isso, a adoção de soluções tecnológicas é frequentemente colocada em pauta, retirando processos manuais, eliminando retrabalhos e adicionando um fluxo mais fluido e estratégico da gestão de suprimentos.

“A análise de resultados disponíveis a qualquer momento, com telas e filtros dinâmicos, tem aparecido como grande solução, aliando planejamento estratégico e gerenciamento de estoque. A instituição aumenta o controle sobre o que é comprado, o que sai da farmácia e o que é realmente necessário, sem gastos desnecessários”, explica Sueli Suniga, CEO da Apoio, um ambiente digital criado para otimizar a gestão de estoques hospitalares.

Além dos softwares convencionais e da tradicional planilha, uma tendência de mercado para economia de espaço e de armazenamento é a adoção de serviços na nuvem. No ano passado, 70% dos estabelecimentos de saúde brasileiros utilizaram algum serviço em nuvem, de acordo com a pesquisa TIC Saúde 2022.

A ferramenta tem como grandes vantagens o armazenamento nos servidores virtuais, a economia de espaço e a consulta fácil de qualquer aparelho.

“Hoje o gestor quer acessar aquele controle não somente pelo computador, mas também pelo smartphone, além de automatizar o ressuprimento. Nesse cenário a adoção de softwares em nuvem, que permitam uma maior fluidez na consulta, tem sido uma das tendências adotadas pelas grandes instituições de saúde”, afirma Michael Almeida, gerente comercial da Apoio.

Mudança de marca

Com mais de 14 anos de experiência no mercado e presente em mais de 800 estabelecimentos no Brasil, a Apoio anunciou uma mudança de marca e de posicionamento. A razão social Apoio Cotações foi “enxugada”, mas a empresa continua a afirmar o compromisso em levar tecnologia, transparência e facilidade nas compras para hospitais, clínicas e outras instituições de saúde no País.

“Após 14 anos de existência, optamos por uma mudança em nossa marca, que também acompanha o movimento do setor. Evoluímos bastante no último ano e queremos seguir ajudando a gestão de toda a cadeia de suprimentos, desde a compra até a prestação de contas”, afirma Sueli.

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