Promover experiências positivas, que vão ao encontro das expectativas dos clientes em busca de qualidade de vida é o objetivo da Rede de Farmácias Pague Menos, única rede de varejo farmacêutico a estar presente em todos os Estados brasileiros e no Distrito Federal. Durante participação no evento Abrafarma Future Trends, a empresa apresentou suas principais inciativas, que contribuem para que as pessoas vivam plenamente.
Com investimento em tecnologia e capacitação profissional, a Rede promove atendimento 360º, com foco total no atendimento aos clientes, tendo como base seus quatro pilares: melhor preço, mais saúde, cidadania e brasilidade. Entre os exemplos citados durante a apresentação estão as recentes inaugurações “Loja Mil” e Loja Conceito”, ambas localizadas em Fortaleza (CE).
Na Loja Mil, considerada a maior farmácia da América Latina, com três andares e mais de 2 mil metros² de área construída, os consumidores se beneficiam de serviços diferenciados como gôndolas interativas, que trazem informações sobre alguns produtos que são retirados da prateleira. Há ainda cafeteria e salão de beleza para proporcionar mais conforto e praticidade, além de consultórios farmacêuticos com serviço de exames rápidos, vacinação e muitos outros atendimentos focados na entrega do controle da qualidade da saúde, para complementar o acompanhamento médico e proporcionar bem-estar.
Já na Loja Conceito, a rede focou na implementação de sua assinatura “Viva Plenamente”. Para levar ainda mais qualidade de vida para os clientes, a unidade oferece inovações que proporcionam, além de nova experiência de compra, a oportunidade de reverter o processo da ida à farmácia, deixando de ser o local onde as pessoas vão quando estão doentes para o lugar onde se tem prevenção e qualidade de vida. Entre os serviços oferecidos, o “Centro Avançado de Avaliação Corporal Clinic Farma”, que conta com quatro processos de autoconhecimento e cuidado, como a análise corpórea aprofundada. O equipamento de altíssima precisão revela dados de bioimpedância, como índice de massa magra e gordura em cada segmento do corpo (braços, tronco e pernas), e até o nível da hidratação corporal; também é capaz de diferenciar a proporção de proteína e água na massa muscular. Além disso, traz dados básicos, como aferição de pressão. Os dados podem ser encaminhados diretamente para o e-mail do cliente, aproveitando as informações para o seu atendimento junto ao Clinic Farma.
A arquitetura também abraça o conceito da marca, com paredes envidraçadas, que promovem a integração com a natureza, iluminação ecologicamente correta, com luminárias que consomem menos energia e impactam menos no meio ambiente e um ambiente convidativo, que reflete todas as ações realizadas pela rede Pague Menos como: o Circuito de Corridas e os eventos programados com temas que abordam saúde e qualidade de vida.
Há ainda telões interativos que abordam os principais cuidados com a saúde e novidades do setor por meio de vídeos, áudios e outras interações. Os equipamentos mostram os sinais e sintomas mais comuns e dá dicas de produtos que não necessitam de prescrição médica, além de indicar vitaminas essenciais para cada objetivo, de acordo com gênero, faixa etária e condição de saúde, personalizando a experiência de forma totalmente interativa.
Aproveitando a paisagem do local, na Praia de Iracema, os clientes ainda podem aproveitar o espaço #SuperSelfiePagueMenos, na parte externa da loja, para fazer fotos a partir de uma câmera fotográfica de longo alcance, acionada pelo telefone celular do consumidor, em uma área instagramavel, contemplando a estátua de Iracema e o mar como plano de fundo.
“Estamos trabalhando com foco na promoção da experiência positiva em todos os sentidos e, de acordo com a nossa filosofia e tudo que tivemos a oportunidade de conhecer no exterior, entendemos que promover o bem-estar e a saúde dos nossos clientes passa pelo atendimento completo e diferenciado. Por isso, também investimos em capacitação profissional, para atender de maneira exemplar e contribuir para que o cliente saia de nossas lojas cada vez mais satisfeito”, afirma Patriciana Rodrigues, VP comercial da Pague Menos.
E-commerce
Para satisfazer as expectativas dos clientes em todos os âmbitos, a Rede trabalha para ampliar e entregar cada vez mais rápido os pedidos realizados via e-commerce, que hoje já realiza mais de 70 mil entregas por mês em todo o território nacional. Atualmente, nas grandes capitais o serviço é feito em até 3 horas. Para isso, a companhia investiu em parcerias com empresas de entrega, como Rappi e outras.
Além disso, o público ainda tem a opção do “Clique e Retire”, para comprar online e retirar na loja mais próxima possível. “Com a capilaridade que temos, conseguimos atender de forma muito eficiente esse serviço”, complementa Patriciana.
Recentemente, a Pague Menos inaugurou o seu 5º centro de distribuição, localizado em Contagem (MG), que também colabora com mais rapidez nesse processo.
360º
Para complementar a realização de tudo que a Pague Menos pode oferecer, a rede ainda conta com aplicativo, onde o cliente pode consultar e ativar ofertas personalizadas (por meio do programa de Fidelidade Sempre), atualizar seu cadastro, verificar o saldo de compras, encontrar a loja Pague Menos mais próxima, ter acesso a conteúdos exclusivos, controle de carteira de vacinação e o sistema “Anjo da Guarda”, que avisa a data de recompra de um medicamento de uso contínuo e que, em casos de emergência, possibilita o envio de mensagens de socorro com a localização do paciente para o celular das pessoas que ele cadastrou.
Já o SAC Farma, lançado em 2000, é um atendimento telefônico realizado por profissionais farmacêuticos e acadêmicos de farmácia que orientam e tiram dúvidas sobre posologia, medicamentos controlados, reações adversas entre outras. O SAC Farma opera todos os dias, das 6h às 0h.
Há ainda, a plataforma Sempre Bem, que foi lançada em 2008 com o primeiro programa de TV Sempre Bem, a plataforma de marketing e comunicação da Pague Menos conta com portal, fanpage e revista trimestral. O conteúdo é focado nas novidades da indústria farmacêutica, entrevistas com médicos e especialistas de diversas áreas, informação e entretenimento. A plataforma impacta cerca de 9 milhões de pessoas por mês.
A empresa também investe em iniciativas voltadas ao bem-estar, como o Circuito de Corridas Pague Menos, que está em sua 10ª edição (2019).O Circuito já realizou 34 provas em 17 capitais do Brasil e mais de 300 mil pessoas já participaram. Além de estimular a prática esportiva, o evento também promove atividades culturais.
E para fomentar a arte e cultura no País, como forma de proporcionar o bem-estar, a Pague Menos, realiza o Encontro de Mulheres Pague Menos, maior evento feminino do Brasil, que já alcançou a marca de 12ª edição. A iniciativa conta com a participação de mais de 20 mil mulheres em Fortaleza. A rede ainda promove Concurso Literário e o Nossa Gente, Nossa Arte, premiações artísticas existentes desde 2011 e 2010, respectivamente.
Novas tecnologias
A Pague Menos é uma das fundadoras do Ninna (Núcleo de Inovação em Novos Negócios Aplicada), que atua como venture builder com foco em startups para a saúde. Três projetos já estão em estágio avançado, entre eles, o Diavision, que consegue identificar, por meio de uma fotografia do globo ocular, feita a partir da câmera do celular, a pré-disposição para diabetes, glaucoma e outros diagnósticos. “Essa é mais uma tecnologia que desejamos implementar nos serviços do Clinic Farma quando passar por todos os processos regulatórios”, afirma a executiva.