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Farmarcas adota estratégia de trade marketing para localidades distantes

por Redação
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A Farmarcas, além de  administradora de redes associativistas de farmácias, se transformou-se em um verdadeiro hub de negócios e relacionamentos, com objetivo de fortalecer suas parcerias de negócios e impulsionar resultados. Para se aproximar ainda mais de seus parceiros, a administradora desenvolveu uma ferramenta focada no trade marketing para garantir uma execução mais rápida e eficiente das ações nos pontos de venda (PDV).

“Estamos nas mais distantes localidades do país, mas sabemos que podemos proporcionar a todos os associados uma estratégia unificada para o trade marketing. Assim, investimos em tecnologia e inovação contínua para aprimorar esse programa para nossas lojas. Concentramos nossos esforços na digitalização do processo”, explica o diretor comercial da Farmarcas, Fábio Chacon (foto).

Trade marketing é uma estratégia voltada para o relacionamento entre fabricantes, distribuidores, varejistas e consumidores. Com o objetivo de impulsionar as vendas e aumentar a visibilidade e o desempenho dos produtos no ponto de venda, essa iniciativa concentra atividades e ações específicas para influenciar o comportamento de compra dos consumidores no ambiente de varejo.

Segundo Chacon, no contexto das farmácias, essa estratégia desempenha um papel crucial. Como as drogarias são estabelecimentos que oferecem uma variedade de produtos farmacêuticos, medicamentos, cosméticos, entre outros, o trade marketing as ajuda a otimizarem as vendas, promovendo uma melhor experiência de compra para os consumidores e impulsionando os resultados financeiros.

A Farmarcas possibilita que os associados consigam enviar as ações para aprovação e receber o retorno com mais agilidade, garantindo que os proprietários das lojas estejam sempre atualizados e preparados para implementar as ações de forma adequada. Além disso, o projeto proporciona maior integração entre as diferentes partes envolvidas, como os associados, os departamentos de trade marketing e as indústrias farmacêuticas. A comunicação se torna mais fluida e eficiente, facilitando o alinhamento de objetivos e a tomada de decisões estratégicas.

“Outro aspecto importante da digitalização é a coleta e análise de dados. Com as ferramentas digitais, podemos obter informações detalhadas sobre o desempenho das ações de trade marketing, como vendas, exposição de produtos e impacto nas vendas. Esses dados são essenciais para avaliar a eficácia das estratégias e fazer ajustes necessários para maximizar os resultados”, detalha o diretor comercial.

Chacon diz o programa de trade marketing tem provocado um impacto significativo nos resultados financeiros e no desempenho das farmácias associadas.

Os benefícios também são observados na satisfação dos associados, como é o caso do Augusto Bezerra de Oliveira Gomes, que atualmente conta com dez lojas das Drogarias Ultra Popular nos estados do Mato Grosso, Pará e Tocantins. Ele é um entusiasta no uso do trade marketing, lembrando que sempre se deparou com um desafio logístico por ter lojas no interior, onde por muitas vezes os produtos só chegam de ônibus. Com o projeto, Augusto teve acesso a algo que até poderia ter, mas nunca de modo tão amplo e estruturado.

“A estrutura do trade marketing desempenhou um papel importante, dando melhor visibilidade para novidades e lançamentos, e, consequentemente, deu maior evidência às minhas lojas junto à indústria. Isso ajudou a estabelecer parcerias e negociar espaços e produtos nas lojas”, analisa Bezerra.

Ele conta que a negociação com a indústria envolve o posicionamento estratégico de produtos. Segundo Bezerra, essas ações têm impactos tangíveis nos resultados de aumento de vendas da empresa, e também intangíveis na recompra e no ganho de representatividade junto às indústrias. “O trade marketing já é importante, mas tem um potencial muito maior, e pretendemos potencializar essa estratégia. Isso mostra a importância não apenas de ter o produto, mas de posicioná-lo corretamente nas lojas”, completa Bezerra.

A indústria também tem percepção clara da relevância dessa solução. Segundo Bruno Sarcinella, gerente sênior responsável pelo trade marketing da Sanofi, a ferramenta de trade marketing da Farmarcas é um grande diferencial, pronta para impulsionar resultados. “Um ponto positivo é o fato de ser extremamente didática, de fácil acesso e uso, com uma interface amigável. Dessa forma, proporciona eficiência no acompanhamento das execuções, o que poucos clientes conseguem oferecer. Ele ressalta a importância da integração entre PDV, Farmarcas e fornecedores, reforçando como isso permite garantir que as execuções sejam realizadas de forma correta, com base nos direcionais e nas estratégias da indústria, incluindo mix de produtos, preço adequado e posicionamento correto.

Já Flávia Almeida, diretora de trade marketing da Procter & Gamble, ressaltou que a ferramenta foi desenvolvida para potencializar a conexão entre as marcas da Procter & Gamble e as lojas, levando em consideração o tipo de perfil de loja e as ferramentas adequadas. Tudo isso foi muito importante para o sucesso do projeto. Ela mencionou que o time da Farmarcas é solícito e oferece ajuda durante todo o processo. “A ferramenta de trade marketing da Farmarcas veio suprir a demanda de transformar os testes em execução nas lojas, respondendo a várias perguntas e mostrando a importância desse investimento. Alguns diferenciais da parceria são a segurança e a comprovação de performance das ações, além da possibilidade de acompanhar as execuções em tempo real por loja e o pagamento centralizado. Esses diferenciais proporcionaram clareza e segurança para a Procter & Gamble investir nesse ambiente”, completa Flávia.

“A ferramenta da Farmarcas resolve algumas das principais dores do mercado, como a dificuldade de atendimento e o baixo acompanhamento da execução nas lojas. Os resultados têm sido significativos, com um crescimento nas lojas que a utilizam em comparação com as que não a possuem. Não existe algo semelhante no mercado”, finaliza Sarcinella.

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