quinta-feira, março 28, 2024
Home News Coordenador de projeto INSPIRE eleito professor do ano

Coordenador de projeto INSPIRE eleito professor do ano

por Redação
0 comentário

Na próxima quinta-feira, 15, a AEP – Associação dos Engenheiros Politécnicos irá homenagear o prof. dr. Raúl González Lima, eleito Professor do Ano de 2020. Docente titular da Universidade de São Paulo, tem trajetória como pesquisador em Engenharia Biomédica na POLI. É inventor do tomógrafo de impedância elétrica, que virou referência mundial. Este ano coordenou o projeto que desenvolveu o respirador INSPIRE, utilizado no combate ao Coronavírus.

Diferente da tradicional celebração realizada no auditório da POLI, a AEP irá promover a premiação de forma virtual e simultânea, por meio dos canais no YouTube da POLI  e da AEP.

Graduado em engenharia mecânica pela POLI-USP em 1985, Lima tem mestrado em Engenharia Mecânica também pela USP e doutorado em Engenharia Aeroespacial pela University of Texas at Austin. É pesquisador de Engenharia Biomédica, com ênfase em Engenharia Médica. Atua principalmente em temas como tomografia por impedância elétrica, dinâmica estrutural, biomecânica, elementos finitos, estimação de parâmetros, problemas inversos e monitoração do pulmão.

A atuação do Professor Raúl González é extensa. Abaixo alguns de seus principais e mais conceituados trabalhos:

  1. Coordenou no Brasil o contrato NIH/Colorado State/Poli,
  2. Coordenou a Rede de Biomecânica CAPES, sobre Contração Muscular, de 2012 a 2014.
  3. Coordenou o convênio Philips/Poli/FDTE, sobre Tomografia de Impedância Elétrica para monitorar o Pulmão a beira de leito, em 2011 a 2012.
  4. Coordenou o Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica da Escola Politécnica da USP de agosto de 2012 a agosto de 2016.

Ocupou cargos em comissões relevantes ao avanço da Engenharia e a inserção da Escola Politécnica na sociedade Brasileira.

“A escolha do Prof. Raúl González foi muito natural, não só pela marcante atuação como responsável técnico no desenvolvimento do Inspire, mas também pela sua trajetória como pesquisador dentro da Engenharia Biomédica na Poli”, comenta Dario Gramorelli, diretor geral da AEP.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside