Foco em equidade, ESG e convergência de modelos de prestação de serviços em saúde são algumas das questões urgentes para o setor em 2022, aponta relatório da Deloitte 28 de março de 2022
Viveo cria assistente virtual MEL para dar mais eficiência ao atendimento ao cliente 21 de março de 2022
ArtigosNewsletter A transformação digital como forma de melhoria da qualidade da saúde Por Colaboradores 8 de novembro de 2021148 pontos de vista ShareTweet 0 A transformação digital na saúde é uma ferramenta importante para o alcançar o chamado Triple Aim, que tem como objetivos melhorar a qualidade do atendimento, melhorar a satisfação do paciente e diminuir os custos da saúde. Através desses 3 princípios, aliados à satisfação no trabalho, chegamos a uma metodologia que tem o enfermo como foco do cuidado, a chamada Medicina Baseada no Valor, que pode até mesmo ter seu significado ampliado para Medicina Baseada no Cuidado. O entendimento da importância do paciente no centro do cuidado é intensificado através das evidências das ferramentas digitais, que possibilitam uma melhor coleta de dados, de forma mais rápida e resolutiva. Os dados são utilizados para intensificar o entendimento dos gestores e profissionais de saúde sobre a jornada do paciente, que vai além do atendimento. Podemos fazer um paralelo entre a melhoria da qualidade do atendimento com um conceito muito conhecido atualmente, o UX Design, ou User Experience, que basicamente é a capacidade de entender a jornada do usuário em todos os aspectos. Entendemos como usuário qualquer pessoa que utiliza o serviço, podendo ser desde o paciente que é atendido em um consultório médico, os funcionários que trabalham na Unidade de Saúde, os donos do estabelecimento e os fornecedores dos materiais comprados. Entendendo melhor o conceito de UX, podemos entender a sua importância na saúde, para garantir uma melhor entrega de resultados e como as ferramentas digitais contribuem para isto. As plataformas de saúde atualmente coletam, arquivam e tratam os dados em saúde, de forma segura utilizando outras ferramentas digitais, como o armazenamento em nuvem e assinaturas digitais que criptografam os dados coletados. São com essas informações que podemos registrar insumos preciosos para melhorar o final da cadeia de entrega do produto, que é o atendimento ou a orientação em saúde, com o paciente no foco do cuidado. O paciente deve permanecer no foco do cuidado, porque além de existir uma corresponsabilização sobre o seu acompanhamento, ele auxilia o profissional de saúde na prevenção de agravos, que comprovadamente é mais barata que o tratamento de doenças. Com isso, é possível assegurar uma melhoria da jornada do usuário, por meio de sua experiência, e ao mesmo tempo diminuir os custos em saúde, já que o paciente se preocupa mais com sua saúde, e não apenas com sua doença, utilizando ferramentas digitais, implantadas nos sistemas de saúde após a Revolução Digital na Saúde. Rafael Kenji Hamada., CEO da Feluma Ventures uma Corporate Venture Builder.
Startup de especialização médica inicia operação com telemedicina no Brasil Por Redação3 horas atrás0