Home News Hospital São Lucas inaugura o primeiro Centro de Redesignação Sexual da Saúde Suplementar do estado do Rio de Janeiro

Hospital São Lucas inaugura o primeiro Centro de Redesignação Sexual da Saúde Suplementar do estado do Rio de Janeiro

por Redação
0 comentários

Com o objetivo de centralizar todos os cuidados necessários para a população transgênero em um único local, o Hospital São Lucas Copacabana, que faz parte da Rede Américas, segunda maior rede de hospitais privados do Brasil, acaba de inaugurar o primeiro Centro de Redesignação Sexual do estado do Rio de Janeiro – que faz parte do seu Centro Médico, na Gávea. Atualmente, no Brasil, cerca de 2% da população adulta – aproximadamente 4 milhões – é transgênero e não binária, segundo levantamento¹ feito pela Faculdade de Medicina de Botucatu da Universidade Estadual Paulista (FMB/Unesp).

A unidade possui estrutura integrada e equipe multidisciplinar formada por endocrinologista, urologista, cirurgião plástico, psicólogo e psiquiatra, incluindo profissionais transgênero com formação e experiência específica para o atendimento ao paciente. A organização do espaço elimina a necessidade de deslocamentos entre diferentes especialistas, proporcionando um atendimento mais ágil e eficaz.

“O centro contribui para a inclusão social da população transgênero, garantindo acolhimento e segurança em todas as etapas da transição de gênero. Oferecemos um tratamento integrado aos pacientes na busca de promover um espaço de excelência, acolhimento e respeito aos direitos de cada um, o que influencia diretamente a melhora da qualidade de vida.”, afirma o dr. José Armando Cortez, diretor médico do Hospital São Lucas Copacabana.

O atendimento ambulatorial funciona às quintas-feiras, das 17h às 20h, por meio de agendamento prévio. O centro está localizado no Shopping da Gávea, zona sul do Rio de Janeiro, na Rua Marquês de São Vicente, 52, 5º piso.

Sobre o Hospital São Lucas Copacabana

Inaugurado em 1937, o Hospital São Lucas Copacabana é uma das principais referências em medicina de alta complexidade na Zona Sul do Rio de Janeiro. Conta com mais de 200 leitos de internação, 12 salas cirúrgicas e 74 leitos de Unidade de Terapia Intensiva, sendo uma unidade Cardiointensiva, uma Neurointensiva e uma especializada no Pós-operatório, como a de transplantes. O pronto-socorro funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, com uma equipe formada por clínicos, cardiologistas, ortopedistas, otorrinos e cirurgiões de plantão para atendimento emergencial. Além disso, oferece serviço de Hemodinâmica com tecnologia avançada para diagnósticos e tratamentos cardiológicos, vasculares e neurológicos. Dispõe de uma unidade de Diagnósticos por Imagem para ressonância magnética, tomografia, ecocardiograma 3D, ultrassonografia e 4 microscópios para neurocirurgias e de um Centro Médico, localizado no Shopping da Gávea, que oferece consultas com hora marcada para mais de 60 especialidades.

O São Lucas Copacabana realiza mais de mil cirurgias por mês, com destaque para cirurgia geral, diferentes tipos transplantes, ortopedia, urologia e hepatobiliar. O reconhecimento de toda essa assistência é evidenciado pelas acreditações nacionais e internacionais recebidas ao longo dos anos, como a Qmentum International Diamond, pela Accreditation Canada International (ACI) e pela World Stroke Organization (WSO), como Centro de Excelência em atendimento ao Acidente Vascular Cerebral (AVC).

  1. https://www.nature.com/articles/s41598-021-81411-4

 

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside