A Doctoralia, plataforma de agendamentos de consultas, acaba de lançar em seu aplicativo uma nova funcionalidade de registro pessoal de saúde (PHR, na sigla em inglês), para os usuários registrarem seu histórico de saúde e terem mais controle sobre sua informações. Com mais de 500 mil usuários em todo mundo, o recurso permite o compartilhamento de dados entre médicos e pacientes de forma mais rápida e segura, reduzindo o tempo durante as consultas.
Para o desenvolvimento dessa ferramenta, o Docplanner, grupo polonês do qual a Doctoralia faz parte, realizou uma pesquisa com mais de 9 mil pessoas e constatou que os pacientes armazenam importantes informações pessoais de saúde em vários locais, tanto online quanto offline, sendo pastas de papel e seus telefones celulares os mais usados. Ao mesmo tempo, os profissionais de saúde enfrentam o desafio de manter as informações médicas precisas, atualizadas e seguras para seus pacientes, e essa nova solução chega para tratar desse desafio de ambos os lados.
Devido à pandemia de Covid-19, a telemedicina e a telessaúde tiveram um grande avanço como parte da tendência mais ampla de transformação digital. Os pacientes, agora, esperam ser capazes de se comunicar e compartilhar informações com seus profissionais de saúde sem problemas, de qualquer lugar e a qualquer momento.
“Cada vez mais, os pacientes estão armazenando seus dados médicos online, mas acham quase impossível organizar e encontrar todos os seus arquivos em um só lugar. Eles precisam percorrer centenas de fotos em seus smartphones, vasculhar e-mails e pastas antigas em seus computadores. Isso dificulta que compartilhem uma visão holística e completa de seu histórico de saúde com seus médicos. Agora, com o histórico de saúde da Doctoralia, os pacientes não precisam mais passar horas procurando seus arquivos e informações médicas e podem compartilhar seu histórico com o profissional em apenas alguns cliques”, afirma Cadu Lopes, CEO da Doctoralia no Brasil, Chile e Peru.
A funcionalidade de histórico de saúde é conectada ao sistema dos profissionais que utilizam a plataforma Doctoralia, que disponibiliza também o agendamento online, prontuário eletrônico, prescrição digital, videochamadas, entre outras funcionalidades para melhorar a experiência dos pacientes.
“Avaliamos ser de extrema importância essa nova funcionalidade, já que a praticidade tomou conta do nosso dia a dia e na saúde não poderia ser diferente. Além disso, ter acesso ao histórico do paciente diminui a margem de erro quando há a necessidade de um encaminhamento a outro especialista”, finaliza Gustavo Comitre, diretor de produto da Doctoralia.