A Amazon Web Services (AWS) anunciou o AWS HealthScribe, um serviço baseado em IA generativa para dar suporte à documentação clínica automática. Com o sistema, os provedores de TI para saúde podem usar uma única API (interface de programação de aplicações) para criar automaticamente transcrições, extrair detalhes importantes e criar resumos de interações médico-paciente que podem ser inseridos no sistema EHR (Electronic Health Record, ou registro eletrônico de saúde).
O serviço visa permitir que os desenvolvedores de TI para saúde integrem recursos de IA generativa em seus aplicativos sem a necessidade de gerenciar a infraestrutura subjacente de aprendizado de máquina (ML) ou treinar grandes modelos de linguagem (LLMs). “O HealthScribe oferecerá suporte a recursos de IA generativa para especialidades de medicina geral e ortopedia para começar”, diz Bratin Saha, vice-presidente de aprendizado de máquina e serviços de inteligência artificial da AWS, em um comunicado de imprensa.
O AWS HealthScribe está configurado para oferecer suporte à “implantação responsável de sistemas de IA” citando a fonte de cada linha de texto gerado da transcrição da conversa original, tornando mais fácil para os provedores revisar as notas antes de inseri-las no EHR.
“Nossos clientes e parceiros da área de saúde nos dizem que desejam passar mais tempo criando soluções inovadoras de atendimento clínico e pesquisa para seus pacientes, enquanto gastam menos tempo criando, mantendo e operando recursos básicos de dados de saúde”, diz Saha.
“É por isso que a AWS investiu na criação de um portfólio de aplicativos de saúde baseados em IA, de alto desempenho e em escala populacional, para que os médicos possam passar mais tempo com os pacientes durante as visitas presenciais ou de telessaúde”, acrescentou o VP da AWS. “A documentação é um esforço particularmente demorado para os profissionais de saúde, e é por isso que estamos entusiasmados em aproveitar o poder da IA generativa no AWS HealthScribe e reduzir esse fardo.”
Três fornecedores de TI de saúde anunciaram que usarão o HealthScribe: 3M Health Information Systems (HIS), Babylon e ScribeEMR.
“O aprendizado de máquina na AWS permite que a 3M HIS transforme fluxos de trabalho clínicos e processos trabalhosos para ajudar as organizações de saúde a simplificar a documentação clínica e o faturamento”, disse Garri Garrison, presidente da 3M HIS. “A 3M HIS está colaborando com a AWS para trazer IA conversacional e generativa diretamente para fluxos de trabalho de documentação clínica.”
“O AWS HealthScribe será um componente central de nossos aplicativos clínicos para ajudar a agilizar, refinar e dimensionar a entrega da documentação clínica ambiente e soluções de assistente virtual da 3M”, acrescentou.