quinta-feira, março 28, 2024
Home News Affero Lab lança plataforma Escola de Saúde para treinar profissionais de enfermagem

Affero Lab lança plataforma Escola de Saúde para treinar profissionais de enfermagem

por Redação
0 comentário

O setor de saúde brasileiro vem enfrentando vários desafios para garantir a manutenção e melhoria da qualidade assistencial prestada à população. Um dos principais desafios diz respeito ao público de enfermagem, que representa volume significativo de contratações nas instituições de saúde e chega com níveis heterogêneos de qualidade em sua formação. Para acelerar o processo de formação e integração desse público, a Escola de Saúde desenvolveu o Programa Integra Hospitalar, inicialmente com 14 módulos semipresenciais, que aborda o conhecimento básico para o exercício da enfermagem em hospitais.

O corpo de enfermagem corresponde ao maior volume de profissionais de um hospital e diariamente precisa lidar com uma série de normas, procedimentos, manuseio de equipamentos e situações que exigem um conhecimento técnico preciso e constantemente atualizado. Além do conhecimento técnico, o cuidado ao paciente também exige habilidades comportamentais como comunicação, empatia, ética e liderança a fim de garantir a qualidade e segurança da assistência prestada. Não bastassem os protocolos gerais publicados por instituições tais como a OMS – e que são constantemente atualizados – os profissionais de saúde também precisam se familiarizar e dominar os protocolos específicos de cada instituição de saúde. Estima-se que, em 1950, o tempo necessário para que o conhecimento na área de saúde duplicasse era de aproximadamente 50 anos. No ano de 2020 estima-se que esse tempo seja de apenas 73 dias.  Diante desse cenário, manter a equipe de profissionais sempre em dia com todos os protocolos é cada vez mais desafiador para as áreas de educação continuada e vai exigir novas estratégias para aumentar a efetividade e eficácia de sua atuação.

“Com o volume crescente de exigência e de informações no setor, restam poucas alternativas às instituições de saúde que não a de utilizar novas metodologias educacionais aliadas à tecnologia a fim de desenvolver seus profissionais, cuidar melhor dos pacientes e ganhar em produtividade”, afirma o diretor da Escola de Saúde, Gustavo Carvalho. Existem evidências de que o treinamento de equipes de saúde pode reduzir a mortalidade dos pacientes em até 15%, segundo estudo “Saving Lives: A Meta-Analysis of Team Training in Health Care”.

Para criar uma experiência de aprendizagem que objetiva melhorar a performance desses profissionais, a Affero Lab uniu seu know-how em metodologias e tecnologias de ensino a distância com o conhecimento técnico em saúde de profissionais renomados na área.

Para Carvalho, o perfil digital do Programa Integra Hospitalar atende a necessidade do mercado de hoje, pois gera informação e conhecimento de maneira rápida, móvel, especializada e padronizada, mas sem deixar de respeitar as especificidades de diferentes instituições e as deficiências individuais de cada treinando.

Detalhes do programa

Dos 14 módulos, seis fazem parte do nível introdutório, composto por cinco temas técnicos: Biossegurança; Gerenciamento de Resíduos dos Serviços de Saúde; Prevenção e Controle de Infecção relacionada à Assistência à Saúde; Gerenciamento de Risco e Segurança do Paciente; Gestão de Qualidade e Acreditações e um comportamental: Atendimento ao Cliente.

Os outros temas fazem parte do nível básico, sendo Ética e Postura Profissional a disciplina comportamental e os demais 7 de caráter técnico: Acessos Venosos e Terapia Infusional; Cálculo e Administração de Medicamentos; Boas Práticas no Manuseio de Sondas e Drenos; Cuidados com Feridas; Suporte Básico de Vida em Adultos; Anotação de Enfermagem e Passagem de Plantão.

Depois de consumir o conteúdo instrucional de cada módulo, com vídeos em diversos formatos e simulações que traduzem situações da prática hospitalar, onde o profissional pode exercitar a tomada de decisões importantes no processo do cuidado, ele passa por um teste de conhecimento teórico e é encaminhado ao treinamento prático.

 

“O profissional de enfermagem, muitas vezes, não tem tempo para se atualizar devido ao ritmo intenso de sua rotina. Acreditamos que essa ferramenta pode viabilizar a expansão da prática de educação continuada e, assim, permitir uma melhor gestão de pessoas e consequentemente dos serviços prestados”, ressalta Carvalho.

Sobre a Affero Lab

A Affero Lab é tem foco eme educação corporativa com soluções presenciais e híbridas voltadas ao aprendizado, vinculando treinamento e resultados. Atualmente, tem mais de 200 clientes, entre as maiores organizações do país, e desenvolve projetos em todas as regiões brasileiras. Em 2015 a Bertelsmann, multinacional alemã de mídia, serviços e educação e a International Finance Corporation – IFC, braço de investimentos do Banco Mundial, se tornaram sócios da Affero Lab, reforçando a solidez e o comprometimento da companhia para transformar a educação no país.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside