A Farmácias Pague Menos, segunda maior rede de farmácias do Brasil e a primeira a estar presente em todos os estados da federação, acaba de divulgar os resultados do quarto trimestre de 2024 e do exercício fiscal encerrado em 31 de dezembro de 2024. O EBITDA da companhia avançou 32% no ano, chegando a R$ 628,5 milhões. Já a margem EBITDA ajustada foi de 4,6% no ano, incremento de 0,6p.p. em relação ao ano anterior. No 4T24, a companhia alcançou lucro líquido ajustado de R$ 77,1 milhões, representando um crescimento de 22,8% em relação aos R$ 62,8 milhões registrados no 4T23. No acumulado do ano, o lucro líquido ajustado atingiu R$ 152 milhões, avanço expressivo de 972,3% frente aos R$ 14,2 milhões de 2023.
“Os resultados alcançados em 2024 refletem a consistência da nossa estratégia e a solidez da nossa operação. Foram quatro trimestres consecutivos de crescimento acelerado e aumento de rentabilidade, fortalecendo nossa presença no mercado e aprimorando nossa eficiência”, destaca Jonas Marques, CEO da Pague Menos. “Esses avanços são fruto da dedicação do nosso time, do novo modelo de gestão e do compromisso com a inovação e a excelência no atendimento. Seguimos confiantes no potencial da Pague Menos para continuar entregando valor sustentável aos nossos clientes, colaboradores e acionistas”, complementa.
O lucro líquido ajustado da companhia fechou o ano em R$ 152 milhões, aumento expressivo de 972,3% frente aos R$ 14,2 milhões registrados em 2023. Apesar da relevante melhoria, a margem líquida permanece abaixo da média histórica da companhia e de peers do setor, em 1,1% da receita bruta. A marca encerrou o 4T24 com forte aceleração no crescimento de vendas, consolidando o quarto trimestre consecutivo de alta.
O crescimento total foi de 17,4%, com avanço de 17,1% em mesmas lojas e 16,4% em lojas maduras, superando em mais de três vezes a inflação do período. No ano, o crescimento acumulado de mesmas lojas atingiu 13,0%, o maior ritmo em mais de 10 anos.
A Black Friday foi um dos principais destaques do 4º trimestre, com crescimento de 40% no fim de semana do evento. Além disso, a performance das bandeiras do grupo mostrou evolução significativa, com o portfólio de lojas Pague Menos acelerando de 12,6% para 16,5%, a Extrafarma avançando de 18,5% para 19,8% e as lojas convertidas registrando alta de 29,5% no trimestre.
A rede encerrou 2024 com 1.649 lojas, sendo 348 provenientes do portfólio adquirido da Extrafarma,das quais 125 já foram convertidas para a bandeira Pague Menos. Ao longo do ano, foram realizadas 30 aberturas e 13 fechamentos. No 4T24, a rede atingiu 6,5% de market share nacional, apresentando crescimento superior ao do mercado em todas as regiões do país. Ao longo do ano, a companhia registrou crescimento de 3,4 pontos percentuais acima do mercado, segundo a IQVIA. Para as lojas maduras, o crescimento foi ainda mais significativo, superando o mercado em 6,5 pontos percentuais, destacando a melhoria na produtividade das lojas como principal fator para o ganho de market share.
A companhia mantém seu compromisso com a desalavancagem financeira e segue focada na melhoria da eficiência operacional, com o objetivo de continuar a expansão de lucros. Como resultado, encerrou o 4T24 com dívida líquida de 2x em relação ao EBITDA ajustado, redução de 0,5x versus ano anterior.