Os cuidados com a saúde e o desenvolvimento dos bebês prematuros ganharam um ícone de destaque na Caderneta de Saúde da Criança, que agora também está disponível em versão digital, por meio do aplicativo Meu SUS Digital.
A ferramenta — que não substitui a versão física, ainda distribuída nas unidades de saúde — é um recurso adicional para que pais, mães, responsáveis e cuidadores tenham acesso a informações essenciais sobre os cuidados e o desenvolvimento das crianças desde os primeiros dias de vida. Nela, é possível acompanhar, em tempo real, dados como o histórico de vacinas, consultas, crescimento e marcos do desenvolvimento infantil, com alertas e lembretes personalizados.
O documento reúne duas áreas fundamentais de atenção à saúde infantil: Registros de Saúde e Cuidados da Família, onde a prematuridade está inserida. Nesse espaço, os responsáveis por bebês prematuros têm acesso a informações importantes sobre o acompanhamento pós-alta, a importância da intervenção precoce, o calendário vacinal específico e a licença-maternidade ampliada — um direito já garantido para mães de prematuros que trabalham com carteira assinada.
“A inclusão das informações especiais sobre o prematuro é uma grande conquista de toda sociedade, mas especialmente de todos que trabalham para garantir que esses bebês e suas famílias recebam a atenção diferenciada e especializada que necessitam por serem mais vulneráveis”, fala a diretora-executiva da ONG Prematuridade.com, Denise Suguitani. “Parabenizamos toda equipe do Ministério da Saúde por essa iniciativa, e agradecemos imensamente, em especial à equipe da Coordenação-Geral de Atenção à Saúde das Crianças, Adolescentes e Jovens (CGCRIAJ), sob a liderança da Dra. Sonia Isoyama Venancio, por terem acolhido nossas solicitações quanto às informações na Caderneta e pelo compromisso que têm com a pauta da prematuridade”, conclui.

Na Caderneta de Saúde da Criança, responsáveis por bebês prematuros têm acesso a informações importantes – foto – divulgação
Como acessar a Caderneta Digital de Saúde da Criança
Para utilizar o serviço, é necessário que tanto o responsável quanto a criança possuam contas ativas no Gov.br.
Confira o passo a passo para utilizar o serviço:
- Instale o aplicativo
Baixe o aplicativo Meu SUS Digital gratuitamente nas lojas oficiais App Store (iOS) ou Google Play (Android). Ou acesse a versão web.
- Entre na sua conta
- Abra o aplicativo
Faça login com seu CPF e senha do Gov.br
- Acesse a Caderneta da Criança
Na tela inicial, vá até a seção Miniapps.
Selecione o miniapp “Caderneta da Criança”
Clique em “Adicionar nova criança”
Leia e aceite o Termo de Responsabilidade
Informe o CPF da criança e a senha da conta Gov.br dela
Após a validação, a criança será vinculada à sua conta, e a caderneta estará disponível.
Após esse processo, o responsável terá acesso à Caderneta da Criança e poderá acompanhar dados tudo direto do celular ou navegador com praticidade e segurança.
Sobre a ONG Prematuridade.com
A Associação Brasileira de Pais, Familiares, Amigos e Cuidadores de Bebês Prematuros – ONG Prematuridade.com, é a única organização sem fins lucrativos dedicada, em âmbito nacional, à prevenção do parto prematuro e à garantia dos direitos dos prematuros e de suas famílias. A ONG é referência para ações voltadas à prematuridade e representa o Brasil em iniciativas e redes globais que visam o cuidado à saúde materna e neonatal. A organização desenvolve ações políticas e sociais, bem como projetos em parceria com a iniciativa privada, tais como campanhas de conscientização, ações beneficentes, capacitação de profissionais de saúde, colaboração em pesquisas, aconselhamento jurídico e acolhimento às famílias, entre outras.