sexta-feira, março 29, 2024
Home Inovação Respirador de baixo custo da IFPR recebe apoio da Zetra

Respirador de baixo custo da IFPR recebe apoio da Zetra

por Redação
0 comentário

A fintech Zetra fechou uma parceria com o Instituto Federal do Paraná (IFPR) para apoiar a produção do protótipo de ventilador pulmonar IFPR, uma iniciativa premiada internacionalmente por criar, em apenas duas semanas, um equipamento de baixo custo, simples e fácil de usar. O protótipo desenvolvido pela equipe do Campus Curitiba será utilizado por hospitais públicos e privados no atendimento a pacientes gravemente afetados pela pandemia do novo coronavírus.

Idealizado pelo professor Carlos Eduardo Araújo, PhD em eletrônica pelo IFPR, em parceria com Rogerio Gomes, professor de mecânica no IFPR, o ventilador pulmonar é um dos equipamentos com menor  disponibilidade durante essa crise de saúde e foi um dos três vencedores do “Code Life Ventilator Challenge”, desafio que contou com 2.639 participantes, representando 94 países.

“No geral, esse protótipo foi concebido a partir de técnicas modernas de engenharia e sofisticados componentes mecânicos e eletrônicos. Mais especificamente esse design simples e eficiente trabalha com uma válvula de fluxo eletromagnético para medir e controlar o fluxo de ar para o paciente. Além disso, o dispositivo integra uma exibição gráfica, permitindo que os usuários verifiquem todos os parâmetros controlados e medidos pelo dispositivo na tela de análise”, afirma Rogerio Gomes, um dos responsáveis pela iniciativa.

A tecnologia, segundo a equipe envolvida, foi testada e avaliada por uma junta médica canadense, que ressaltou a qualidade e precisão do equipamento. A partir do momento em que a direção da Zetra tomou conhecimento do projeto, se empenhou para contribuir com uma rápida solução para as dificuldades encontradas na aquisição desses aparelhos em todo o mundo.

“Para nós, atuar com responsabilidade social é promover ações que cuidam do bem-estar de toda a sociedade. Por isso, com a pandemia que enfrentamos, achamos o projeto tecnológico muito relevante neste momento. Temos a certeza que ao unir forças vamos vencer esta batalha”, afirma Fábio Augusto, gerente de Comunicação da Zetra.

Contexto dos equipamentos no mundo

Em torno de 10% dos pacientes afetados gravemente pelo novo coronavírus (COVID-19), necessitam de ventiladores pulmonares. As Unidades de Terapia Intensiva (UTI) devem estar equipadas com esses aparelhos, indispensáveis para o enfrentamento da pandemia.

Em função da falta desses equipamentos e componentes para montagem de aparelhos desse porte no mercado nacional, os governos buscaram a importação do produto mas, mesmo assim, continuam enfrentando dificuldades para adquiri-los por conta da escassez do produto no mercado internacional.

Por ser um problema enfrentado por todo o mundo, o preço dos equipamentos aumentou assustadoramente.  Desde 31 de março de 2020, a Fundação do Hospital Geral de Montreal, no Canadá e o Instituto de Pesquisa do Centro de Saúde da Universidade McGill lançaram um desafio internacional de design durante a pandemia de Covid-19 – “Code Life Ventilator Challenge”, para projetar um ventilador/respirador mecânico de baixo custo, simples, fácil de usar e de montar em apenas duas semanas.

A equipe parananense projetou o VENTILADOR IFPR (https://codelifechallenge.com/ventilator/ifpr/) como uma alternativa de custo intermediário a reduzido, com tecnologia sofisticada e moderna engenharia. Atualmente o protótipo tem um gabinete provisório e determinados componentes ainda necessitam de desenvolvimento em impressoras 3D.

“Para que ele seja apresentado para testes de homologação na ANVISA é preciso ter o acabamento adequado que atenda aos parâmetros técnicos mínimos de UTIs. Nesse momento, o apoio da Zetra é fundamental para o cumprimento dessa etapa de acabamento. Assim, construção de gabinetes e desenvolvimento das peças em impressora 3D aconteceriam nos próximos 15 dias”, estima o Prof. Rogerio Gomes.

Sobre a Zetra

A Zetra é uma fintech brasileira que promove o bem-estar financeiro dos servidores públicos e empregados privados, empoderando as pessoas através de seus salários. A fintech oferece uma plataforma capaz de conectar os profissionais das empresas públicas e privadas a diversos fornecedores de benefícios focados em seu bem-estar financeiro. Focada em ofertas de produtos e serviços com desconto em folha de pagamento, a empresa viabiliza que milhões de famílias tenham acesso a produtos mais baratos e sustentáveis.

Com mais de 4 milhões de pessoas diretamente beneficiadas pela plataforma, a Zetra é a única no seu segmento que possui as certificações internacionais ISO 27001, que garante a segurança da informação, e a ISO 9001, de gestão da qualidade. Completando 20 anos de sucesso no mercado, a Zetra foi indicada pelo Financial Times como uma das 500 empresas que crescem mais rapidamente nas Américas.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside