A Zebra Medical Vision, uma startup de saúde digital de Israel, afirma ter desenvolvido um algoritmo que tem o potencial de melhorar a detecção de câncer de mama.
Fundada em 2014 em Tel Aviv, apoiada pelos bilionário Marc Benioff, da Salesforce, com US$ 20 milhões de investimento, a empresa diz ter criado um algoritmo para identificar sinais precoces de câncer de mama com a ajuda de milhares de mamografias anteriores.
O algoritmo constantemente melhorado com uso uma técnica que é um tipo de Inteligência Artificial que tem capacidade de aprender, sem ser programado de forma explícita, aliado a métodos de CAD, permitindo aos radiologistas melhor avaliação das mamografias.
Esse algoritmo pode detectar a metade dos casos de câncer de mama que não estão sendo identificados por radiologistas. Existem tantas possibilidades na maneira de encontrar câncer da mama, que torna-se um desafio real, motivo pelo qual a empresa avalia um banco de dados de mamografias com 344 mil estudos dessa natureza que foram detectados nos hospitais.”