À medida que as empresas vão retomando as atividades presenciais, adotando o modelo híbrido para integração das equipes e adequação da rotina de trabalho, muitas perguntas surgem diante deste novo cenário: Como garantir que todos os colaboradores estejam alinhados e conectados quando uma parcela da equipe está in loco e outra home office? Como garantir o bem-estar de todos e assegurar que os projetos avancem com qualidade? Quais os riscos que o trabalho híbrido traz para os colaboradores e para a empresa?
O modelo de trabalho híbrido vem sendo vantajoso para o colaborador e para a empresa, mas o formato traz grandes desafios, uma vez que gerenciar o ambiente híbrido, equipes e projetos à distância requer uma boa liderança e tecnologias adequadas.
Além de garantir a conexão do colaborador, a empresa deve se atentar à forma de gerenciar arquivos na nuvem, investir em aplicativos corporativos de colaboração e comunicação, e uma solução para gestão de projetos que envolvam os vários membros da equipe. De preferência, que todas estas soluções possam ser acessadas de qualquer computador, ou seja, que sejam integradas.
A importância da gestão dos riscos no novo ambiente de trabalho
Outro fator é garantir a segurança das informações, um dos desafios que mais se acentuaram com o trabalho remoto, de acordo com uma pesquisa Segurança de Trabalho Remoto e Híbrido 2021: 45% dos entrevistados (450 profissionais de TI e segurança) afirmam que o trabalho remoto traz mais riscos a ataques cibernéticos, sendo os setores mais afetados o de finanças (54%), serviços públicos (52%) e manufatura (47%).
Com o modelo híbrido deixando as organizações mais vulneráveis às ameaças, um empenho extra do time de segurança da informação é exigido para garantir que o alto volume de dados ocorra de forma segura e sustentável. Neste caso, a educação digital dos colaboradores é fundamental e requer investimentos de toda empresa que deseja adotar o modelo híbrido.
DIGITAL WORKPLACE FORUM
O novo cenário trabalho digital, resultado das profundas transformações que impactaram a economia, as organizações e a sociedade como um todo, será debatido na 3ª edição do Digital Work Place Forum, que acontece nos dias 24 e 25 de novembro.
Organizado por TI Inside, o evento reunirá um conteúdo especialmente preparado para orientar os líderes de negócios, de gestão de pessoas, governança, tecnologia, comunicação, facilities, plataforma de trabalho, soluções de workforce, inovação, entre outros. Está confirmada a participação de líderes empresariais, de negócios, tecnologia, de gestão de pessoas e novos modelos de trabalho, plataformas next generation, nuvem e SaaS, comunicação corporativa e colaboração, experiência de clientes, facilities, novas plataforma operacionais, IA e assistentes pessoais, voice recogniton, biometria, workforce management, social platform, startups, entre outros.
Mais informações e inscrições no site https://digitalworkplaceforum.com.br/ fone 11-3138-4619 ou info@tiinside.com.br