Com o objetivo de desmistificar o uso da cannabis e educar sobre seus benefícios, a Humora, startup que combina produtos à base de cannabis e fitoterápicos, está lançando uma série de webinars voltados para a capacitação de médicos na prescrição de cannabis medicinal. Os encontros virtuais, que acontecem uma vez por mês, reúnem especialistas que compartilham os mais recentes avanços na pesquisa sobre a planta, exploram evidências científicas e discutem casos práticos, ampliando o conhecimento e a aplicação terapêutica da mesma.
“Nos últimos anos, temos visto um aumento na busca por tratamentos alternativos para condições como insônia, ansiedade, depressão e dores crônicas. Dentro desse cenário, os compostos da cannabis surgem como uma alternativa eficaz, sem os efeitos colaterais frequentemente associados aos medicamentos convencionais. Entretanto, muitos médicos ainda não se sentem preparados para prescrever esses produtos, seja pela falta de conhecimento sobre a categoria ou pelo desconhecimento do sistema endocanabinoide”, explica Ana Julia Kiss, CEO da Humora.
De acordo com dados da Kaya Mind, consultoria especializada no setor de cannabis, mais de 600 mil pacientes no Brasil já utilizam produtos à base de cannabis em seus tratamentos, e cerca de 45 mil médicos estão habilitados a prescrever medicamentos desse tipo. Um relatório da Vox e Gov, em parceria com a IQVIA, indica que, entre maio de 2023 e abril de 2024, foram registradas 248.279 prescrições de cannabis medicinal no país, distribuídas em 10 mil pontos de venda ativos. Esse número reflete um aumento expressivo, com crescimentos de 135% no volume, 400% no número de profissionais aptos a essa atividade e 250% na quantidade de pontos de venda, comparado aos últimos quatro anos.
“Com mais pesquisas sendo publicadas a cada ano, a eficácia da cannabis tem sido cada vez mais reconhecida, tanto pela comunidade médica quanto por pacientes que buscam alternativas naturais. Porém, muitas faculdades de medicina ainda não incluem esse tema em seus currículos – no Brasil, apenas 4% das universidades oferecem cursos sobre o sistema endocanabinóide. Se os profissionais da medicina querem aprofundar seus conhecimentos, precisam buscar essas informações por conta própria. E por isso, a Humora está comprometida em auxiliá-los a começar a jornada de prescrição de cannabis, seja através dos webinars ou pelo contato com a nossa consultora técnica, que está disponível para esclarecer dúvidas e dar orientações detalhadas tanto sobre a prática, como sobre os produtos”, acrescenta Kiss.