NewsNewsletter

São Cristóvão Saúde obtém recertificação Qmentum International e ISO 9001: 2015

0

O mês de junho foi marcado por grandes conquistas para o Grupo São Cristóvão Saúde. A Instituição passou por duas auditorias importantes dos selos de qualidade, sendo uma voltada às áreas assistenciais do Hospital e Maternidade São Cristóvão e o outra aos processos do plano de saúde e áreas de apoio, o Qmentum International – Categoria Diamond e o ISO 9001:2015. A acreditação Qmentum foi conquistada em 2019 e passou por sua primeira auditoria de recertificação entre os dias 1º e 3 de junho, tendo a divulgação oficial no dia 20.

As avaliadoras do organismo acreditador QGA (Quality Global Alliance) visitaram as dependências assistenciais, realizaram análises documentais, entrevistas com gestores e colaboradores, observação de processos e de registros. As áreas auditadas envolveram os setores de atendimento assistencial adulto, pediátrico e neonatal, como centro cirúrgico, unidades de internação, unidades de terapia intensiva, pronto-socorro, unidade I do Centro Ambulatorial Américo Ventura e setores de apoio.

Ao longo da auditoria de recertificação, a equipe de avaliadoras obteve evidências de conformidade e atendimento aos padrões da respectiva acreditação e, através dessas informações, observaram os pontos fortes, oportunidades de melhoria e desafios sistêmicos. Posteriormente, o Comitê de Acreditação Internacional conferiu ao Hospital e Maternidade São Cristóvão a acreditação internacional Qmentum Diamond. Já a certificação da ISO 9001:2015, conquistada pelo Plano de Saúde São Cristóvão e demais processos das áreas de apoio desde 2009, foram submetidos à auditoria de manutenção entre os dias 20 e 23 de junho, pelo organismo certificador SGS do Brasil.

O processo de auditoria, realizado anualmente, ocorreu de forma remota, via plataforma zoom, tendo como métodos de auditoria aplicados: entrevistas, testes, observação de atividades, análise da documentação e dos registros. Dentre as diversas áreas que participaram do processo estavam relacionamento, marketing, almoxarifado, compras, segurança do trabalho, medicina do trabalho, financeiro, comercial, pós-vendas, desenvolvimento de produtos, prevenção e reabilitação, credenciamento, ouvidoria, qualidade e processos, planejamento estratégico e alta direção.

Como resultado dessa auditoria, o auditor evidenciou que o plano de saúde possui um sistema de gestão da qualidade que observa os requisitos estabelecidos pela norma ISO 9001:2015 e demonstra a capacidade sistêmica em atender aos requisitos aplicáveis aos produtos e serviços cobertos pelo escopo, bem como a política e objetivos estabelecidos. Baseado no nível de desenvolvimento e maturidade demonstrado pelo sistema de gestão e nos resultados desta auditoria, o auditor recomendou que a certificação seja continuada.

“A acreditação é uma estratégia de melhoria de qualidade em instituições que priorizam o aperfeiçoamento contínuo e consistente de seus processos e serviços. Além do impacto na estratégia de melhoria é notória a transformação para o sistema como um todo, reduzindo desperdícios, melhorando a efetividade operacional, a satisfação dos nossos clientes e profissionais, resultando de maneira positiva nos custos e aumento das receitas”, diz a diretora de estratégia e gestão do Grupo São Cristóvão Saúde, Caroline de F. Ventura Amaro.

Grupo DPSP investe na formação digital de funcionários em parceria com a ComSchool

Artigo anterior

A importância do acesso a informações confiáveis nas pesquisas acadêmicas

Próximo artigo

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você também pode gostar

Mais News