NewsNewsletter

Covid-19: SBD amplia canais digitais com informações customizadas

0

Ciente da crescente demanda por informações comprovadas sobre formas de prevenção e enfrentamento do novo coronavírus, a Sociedade Brasileira de Diabetes encontrou no universo digital uma forma de levar conteúdos ajustados para cada momento do cotidiano das pessoas com diabetes. A primeira medida foi modernizar seu site e criar um canal específico com dados sobre a Covid-19. A entidade apostou também em um aplicativo que realiza a contagem de carboidratos e calorias de centenas de alimentos. Soma-se ainda podcasts e parcerias internacionais.

Para acolher uma população diversa, com necessidades e dúvidas distintas sobre o novo coronavírus, a SBD criou um site emergencial exclusivo sobre a doença que concentra informações em diferentes formatos (textual, multimídia e outros) segmentadas por áreas de interesse, favorecendo a navegabilidade. Elas são: Covid-19, Diabetes, Nutrição, Atividade Física, Isolamento Social, Saúde Mental. O conteúdo do site é atualizado constantemente com novas revisões de pesquisas, recomendações para o cotidiano em isolamento social e esclarecimento de dúvidas de usuários, dentre outros assuntos. O novo site tem total compatibilidade com diferentes gadgets como smartphones e tablets, além de uma programação que facilita o compartilhamento de informações.

Em vista de facilitar o acesso da população a profissionais para sanar dúvidas e efetivar as dinâmicas de prevenção, a SBD elaborou também a coluna Você pergunta e a SBD responde. Por meio dela, os interessados podem dividir seus questionamentos ou mesmo atestar a veracidade de informações recebidas em redes sociais. As respostas ficam disponíveis no site, formando um grande FAQ orgânico, alimentado constantemente, para consulta e esclarecimento da população. As identidades dos participantes são omitidas evitando sua exposição.

Além das orientações ao público em geral, o hotsite especial traz também comunicados e notas oficiais que auxiliam o exercício dos profissionais de medicina que atuam junto a pacientes com Diabetes ou que estão na linha de frente assistindo àqueles acometidos por Sars-Cov-2

App de Contagem de Carboidratos

Seja para adequar a dieta ou ajustar a quantidade de insulina a ser aplicada, as pessoas com diabetes precisam atentar a quantidade de carboidratos ingeridos em cada lanche ou refeição. Para ajudá-las nesse monitoramento, a SBD disponibiliza um aplicativo gratuito (compatível com sistemas Androide e IOS) que realiza a contagem de carboidratos e calorias. Diante de múltiplas possibilidades de hábitos e preferências gustativas, o banco de dados do app apresenta informações de mais de 1300 alimentos. Em sua elaboração, os nutricionistas do Departamento de Nutrição da SBD utilizaram tabelas de referências e rótulos nacionais para os cálculos da quantidade de carboidratos das porções de alimentos, o que diminui os erros de cálculos de alimentos regionais e variações que vemos nas tabelas em geral.

“Ao entrar no app, há a opção de incluir uma refeição, onde se tem acesso a tabela de contagem de carboidratos, que o paciente pesquisa por alimento e inclui a quantidade ingerida. Dessa forma, o cálculo fica disponível somando quantidade de carboidratos e calorias de alimento por alimento de cada refeição”, explica a nutricionista Dra Débora Bohnen Guimarães, membro do Departamento de Nutrição da SBD.

Além da inclusão de alimentos para calcular os gramas de carboidratos, há a possibilidade de o aplicativo ser também um gerenciador de glicemias capilares. Assim, o paciente pode incluir as glicemias medidas de acordo com o horário realizado e o app monta um gráfico de glicemias diárias, que ficará gravado juntamente com seu diário alimentar. Esses relatórios diários podem ser facilmente compartilhados com o médico ou educador em diabetes via WhatsApp ou e-mail.

Podcast

Para atender as pessoas com cotidianos agitados ou mesmo com preferência por consumir informação por meios sonoros, a SBD produz programas de podcasts que abordam diferentes aspectos da vida da pessoa com diabetes, bem como tratamentos e novidades científicas. O mesmo ocorre em relação à Covid-19.

O canal de podcasts da entidade soma cinco episódios específicos sobre a doença, além de dezenas de outros com informações complementares. “A SBD quer estar sempre próxima às pessoas, levando informação de qualidade através de diversos canais para atender diferentes preferências. Nesse contexto, o Podcast ganha destaque ao permitir acompanhar o tema facilmente, em meio a sua rotina”, comenta o endocrinologista Dr. Fernando Valente, membro da diretoria e editor-chefe dos podcasts da Sociedade Brasileira de Diabetes. Ao todo, canal dispõe de mais de 150 programas e está disponível nos principais aplicativos de veiculação deste tipo de conteúdo.

Parceria Internacional

Num esforço global de proteção às pessoas com diabetes, em meio à pandemia por Covid-19, a Sociedade Brasileira de Diabetes se uniu à JDRF -Beyond Type 1 Alliance em um grande movimento de compartilhamento de orientações para prevenção de Covid-19 em pessoas com diabetes.

A ação internacional visa manter em segurança as pessoas mais vulneráveis às complicações da Covid-19, até que a pandemia seja contida. As recomendações foram criadas pela JDRF – Beyond Type 1 Alliance e também são endossadas pela American Diabetes Association (ADA), Harvard Medical School e International Society for Pediatric and Adolescent Diabetes (ISPAD). Elas estão disponíveis em português, inglês, francês e espanhol em https://coronavirusdiabetes.org/. Junto com a lista de recomendações, o site inclui uma variedade de outros artigos, gráficos para download, vídeos e links para recursos adicionais.

Atualmente, cerca de 16 milhões de brasileiros vivem com diabetes. No mundo, a quantidade de adultos com a doença chega a 463 milhões.

A indústria farmacêutica e a automação, uma parceria de sucesso

Artigo anterior

Todo pela Saúde compra 90 milhões de EPIs e encomenda 20 milhões de máscaras de pano

Próximo artigo

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Mais News