quarta-feira, junho 19, 2024
Home Gestão Hospital Santa Paula usa Inteligência Artificial para diminuir em 87% as solicitações mediadas pela enfermagem

Hospital Santa Paula usa Inteligência Artificial para diminuir em 87% as solicitações mediadas pela enfermagem

por Redação
0 comentário

O Hospital Santa Paula, que faz parte da Dasa, maior rede de saúde integrada do Brasil, acaba de implementar o NeonPass Room, da Hoobox Robotics, inteligência artificial (IA) que permite que os pacientes internados façam solicitações usando tablet ou smartphone, otimizando o tempo da equipe de enfermagem e redefinindo a comunicação.

O NeonPass Room não é apenas um concierge digital. Além de aprimorar a comunicação com a equipe assistencial, otimiza a experiência dos pacientes e seus acompanhantes em relação a serviços de hotelaria, nutrição e outras áreas envolvidas nos cuidados das famílias. A plataforma tem uma abordagem com conteúdo personalizado e intuitivo de fácil utilização, diretamente do celular do paciente ou acompanhante, trazendo mais autonomia e eficiência na jornada durante a internação.

“Fomos pioneiros no Brasil na instalação desse novo sistema e, agora, completando um período de testes, temos resultados expressivos, como a redução de 87% das solicitações mediadas pela enfermagem, totalizando 1.150 horas otimizadas por mês”, comenta Douglas Serio, diretor-geral do Hospital Santa Paula.

A solução foi instalada em 129 leitos do Hospital em agosto de 2023 e, desde então, mais de 10.500 solicitações foram gerenciadas pela IA. “Antes da implementação, mais de 50% das solicitações mediadas pela equipe de enfermagem seriam transferidas para outra área do hospital, como nutrição e hotelaria. Éramos apenas a intermediação. Com esse tempo que ganhamos, conseguimos oferecer cuidados ainda mais dedicados e personalizados aos nossos pacientes”, comenta Marisa Pregun, Diretora Assistencial do Hospital Santa Paula.

Esse mês, outros 3 hospitais da Dasa (Nove de Julho, Complexo Hospitalar de Niterói e São Lucas Copacabana) já iniciaram a implementação da IA na operação. “Os resultados desses primeiros meses foram promissores e impactaram positivamente a equipe assistencial e os pacientes. Com isso, já começamos a expandir para outros hospitais da rede.”, finaliza Elizabete Mitsue, Diretora Assistencial e Experiência do Paciente da Dasa.

“O NeonPass Room, com a entrega de dados analíticos sobre a assistência, passa a contribuir também para a tomada de decisões estratégicas. No Hospital Santa Paula, sempre a frente em inovação, estamos explorando ao máximo o que a tecnologia tem a oferecer, da digitalização à geração de insights”, explica Claudio Pinheiro, Diretor de operações da HOOBOX.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias