sexta-feira, abril 19, 2024
Home Inovação Sistema de IA da Johnson & Johnson passa a ser usado pelo Hospital Albert Einstein

Sistema de IA da Johnson & Johnson passa a ser usado pelo Hospital Albert Einstein

por Redação
0 comentário

A C-SATS, serviço online para aprimoramento de habilidades por meio de revisão de vídeo intraoperatória da Johnson & Johnson MedTech, anunciou que o Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, é o primeiro da América Latina a utilizar a tecnologia C-SATS para captura e processamento de vídeos intraoperatórias. O C-SATS utiliza machine learning e inteligência artificial (IA), combinado com human insights como ferramentas para aprimorar a performance cirúrgica.

Ao registrar e armazenar vídeos de procedimentos cirúrgicos, a solução disponibiliza aos médicos uma gama de análise de dados: avaliação estruturada de habilidades técnicas, revisão por pares internacionais certificados dentro da plataforma C-SATS e insights analíticos de performance.

Com C-SATS, a proposta do Einstein é tornar sua cirurgia robótica ainda mais robusta, oferecendo aos cirurgiões a oportunidade de aprimorar suas habilidades técnicas a partir de uma avaliação imparcial de sua performance durante o procedimento, como a precisão dos movimentos e o tempo empenhado em cada etapa.

A biblioteca de conteúdo virtual oferecerá a oportunidade de um aprendizado contínuo aos cirurgiões do hospital, já que eles conseguirão assistir sua própria atuação de forma gradual e detalhada, acessar vídeos de outros cirurgiões e obter feedbacks de especialistas do mundo todo. Os cirurgiões poderão aperfeiçoar técnicas e assim, potencialmente reduzir a variação de resultados e diminuir as chances de complicações no pós-cirúrgico.

O centro de excelência em cirurgia robótica do hospital oferece, hoje, a modalidade cirúrgica minimamente invasiva em especialidades como urologia, ginecologia, gastroenterologia, cabeça e pescoço, cardiologia, coloproctologia, cirurgia torácica, pediátrica e oncológica. Desde 2008, quando o centro foi criado, já foram realizados mais de 12 mil procedimentos robóticos. Em 2021, foi o primeiro centro robótico na América Latina a realizar mais de 1.000 cirurgias robóticas em um ano. 

O C-SATS começou em 2012 como um projeto de pesquisa da Universidade de Washington, em Seattle, pelo Dr. Thomas Lendwy, um médico pesquisador inspirado para endereçar um dos principais desafios dos sistemas de saúde na atualidade: a variabilidade cirúrgica e seus impactos nos desfechos clínicos. Unindo expertise clínica com o poder dos dados, o time do C-SATS criou uma plataforma para aprimoramento da proficiência cirúrgica. A partir de 2018, o C-SATS passou a fazer parte do portfolio de soluções digitais da Johnson & Johnson. 

Desde seu nascimento, o C-SATS já ajudou inúmeras instituições nos Estados Unidos, como AdventHealth e Duke University, a melhorarem seus desfechos clínicos e o padrão do cuidado. Com a melhora de técnicas, diminui-se a variabilidade cirúrgica, o que reflete não só em ganhos de eficiência operacional e diminuição de custos diretos e indiretos da jornada de cuidado, mas principalmente na saúde dos pacientes.

Unindo um dos pilares da ciência moderna, a avaliação por pares, com o poder da tecnologia, a plataforma permite que cirurgiões tenham insights imparciais tanto da inteligência artificial quanto de especialistas renomados de todo o mundo. É possível utilizá-la como um repositório privado de vídeos cirúrgicos, em que os cirurgiões podem armazenar e ter acesso a todo seu histórico, além de contar com uma videoteca de referência com mais de 18 mil procedimentos, onde se encontram estudos de caso de especialistas, bem como modelos de procedimentos da comunidade de usuários do C-SATS.

Desde o início, C-SATS foi projetado para gerar novos insights clínicos por meio de uma plataforma amigável. Todo o processo de captura e armazenamento de imagens é feito em poucos cliques. Esses vídeos passam então por um duplo processo de revisão e anonimização até serem disponibilizados na plataforma. A plataforma possui rigorosos padrões de segurança e foi desenvolvida em linha com as leis de privacidade, incluindo os certificados HIPAA e GDPR, assim como e HITRUST CSF.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside