Google lança novos modelos de saúde com IA

O Google está lançando novos modelos de IA de saúde que visam ajudar médicos e pesquisadores na condução de estudos complexos, resumindo as interações médico-paciente e muito mais, informou a CNBC.

O conjunto de modelos de IA, denominado MedLM, compreende um modelo de IA de grande e médio porte, ambos baseados no Med-PaLM 2, um modelo de linguagem treinado em dados médicos anunciado inicialmente pelo Google em março. A partir de 13 de dezembro, o modelo de IA estará disponível para clientes qualificados do Google Cloud nos EUA

A empresa tecnológica observou que o custo do conjunto de IA varia com base na utilização de diferentes modelos, sendo o modelo de tamanho médio comparativamente mais económico.

Aashima Gupta, diretora global de estratégia e soluções de saúde do Google Cloud, disse à publicação que o Google observou eficácia variável entre modelos de IA ajustados medicamente para tarefas específicas. Essa constatação levou a empresa a introduzir um conjunto de modelos em vez de buscar uma solução “tamanho único”.

Por exemplo, o Google destacou que seu modelo MedLM mais amplo é excelente no tratamento de tarefas complexas que exigem amplo conhecimento e poder computacional significativo, como a realização de estudos usando dados de uma população inteira de pacientes dentro de uma organização de saúde. Por outro lado, se as empresas exigem um modelo mais ágil e otimizado para funções específicas ou em tempo real, como resumir as interações entre médicos e pacientes, o modelo de médio porte é considerado mais adequado, segundo Gupta.

O Google também disse que planeja introduzir versões específicas de saúde do Gemini, seu mais recente modelo de IA, ao MedLM no futuro. A gigante da tecnologia lançou o Gemini em 7 de dezembro, segundo a publicação.

Related posts

Movimento em prol de saúde mais inclusiva tem apoio da ANS

Minsait desenvolve sistema que agiliza doação e transplante de órgãos, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás

Devices: a integração do mundo digital e físico no atendimento ao paciente