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Bionexo adota modelo ‘anywhere office’, aumenta diversidade e reduz o turnover

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Otimizar o tempo, minimizar custos e aumentar a eficiência são sinônimos de agilidade que ganhou destaque depois da pandemia. Mas, ao mesmo tempo, os profissionais perceberam que podem ter qualidade de vida em qualquer lugar, sem a necessidade de estar entre quatro paredes de um escritório de São Paulo. Por isso, o modelo de trabalho híbrido ou remoto para promover mais qualidade de vida tornou-se um grande ativo que se diferencia no mercado de trabalho e ganha cada vez mais adeptos.

A Bionexo, empresa de tecnologia que oferece soluções digitais para gestão de processos na saúde, implantou o modelo anywhere office no final de 2021, o que possibilitou a contratação de funcionários em 97 cidades do país, como Olinda, Cornélio Procópio, e Porto Velho, o que favoreceu o aumento da diversidade cultural, regional e étnica na empresa. Também alterou o processo de atração de talentos e contribuiu para o aumento no engajamento interno. Até o momento 38% dos mais de 500 colaboradores moram fora do Estado de São Paulo.

As estratégias da Bionexo têm dado bastante resultado, como a diminuição do turnover. Entre janeiro e junho de 2021, 26% dos profissionais pediram desligamento. No mesmo período deste ano, foram apenas 9%. O resultado é significativo e confirma que o trabalho do gestor é importante na retenção dos talentos.

“É um fato que a relação humana com o trabalho mudou após a pandemia e segue em rota acelerada de transformação. Se por um lado, ninguém ainda tem conhecimento pleno sobre o caminho perfeito para essa relação, também podemos afirmar que o ser humano, em sua atuação profissional, segue buscando valores estruturais que sempre guiaram a vida em sociedade: como respeito às suas escolhas, conexão com pares e pertencimento a grupos. Ao aderirmos ao Anywhere Office, como padrão de trabalho, ampliamos o poder de escolha de cada profissional. Ao trabalhar na Bionexo, as pessoas têm mais autonomia para escolher a cidade que preferem morar, ficar mais perto da família e ter mais tempo livre para outras atividades” explica Patricia Piñeiro , diretora de Gente e Gestão da Bionexo.

A jornada de protagonismo dos biolovers começa já na contratação. Larissa Cordeiro, Business Partner de Tech e Produto da Bionexo, explica que na healthtech a experiência tem início na adaptação com a cultura da companhia. “Não só o onboarding, mas toda a jornada do colaborador é acompanhada de forma online. A integração dos colaboradores – que hoje somam mais de 550 – acontece com apoio de canais e softwares, que conectam as equipes remotas da companhia, estejam elas atuando em São Paulo ou em outros Estados brasileiros. Um movimento que tem sido importante na construção cultural da empresa, além de estimular a desconcentração de renda, uma vez que a remuneração e os benefícios não mudam, independentemente da cidade onde está o profissional”, explica a executiva.

A comunicação constante é a principal ferramenta da empresa para o cuidado com as pessoas. No People Talks, programa criado no início de 2021, a organização mantém uma escuta mais ativa com as equipes e coloca em prática medidas que possam melhorar a performance dos profissionais. Nos encontros, realizados quinzenalmente, os colaboradores são escolhidos de forma aleatória, e a conversa é conduzida por Larissa e pelo Vice-Presidente de Tecnologia e Produtos da Bionexo, Ubirajara Maia, que faz questão de estar sempre junto do time. “A conversa é bem leve, com temas livres, pois assim conseguimos identificar interesses e necessidades de cada um de forma bem próxima”, comenta Ubirajara Maia.

O resultado tem sido muito compensador, com 91% na taxa de retenção na área de tecnologia em um mercado altamente competitivo, onde as empresas estão cada vez mais agressivas, diante da escassez de profissionais com as habilidades e os pré-requisitos exigidos. Outros indicadores, como metas, pesquisas de clima e medições próprias de cada área também seguem positivos.

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