A transformação digital segue revolucionando o setor de saúde, e 2025 promete ser um marco de inovações disruptivas. Tecnologias como Inteligência Artificial, cada vez mais avançadas, estão otimizando diagnósticos e tratamentos, enquanto a telemedicina e plataformas de monitoramento em tempo real vêm transformando tanto o cuidado ao paciente quanto a gestão hospitalar.
Além disso, o uso de dados integrados e ferramentas avançadas não só fortalece a gestão hospitalar como também permite personalizar tratamentos de forma mais eficaz. Por exemplo, algoritmos de aprendizado de máquina podem prever complicações antes que elas ocorram, otimizando recursos e melhorando a experiência do paciente. Inclusive, uma pesquisa do Healthcare Information and Management Systems Society (HIMSS) aponta que o mercado global de tecnologia em saúde deve crescer 15% ao ano até 2025, impulsionado por inovações tecnológicas e pela digitalização de serviços.
Essa transformação global também tem reflexos no Brasil, onde especialistas apontam que a tecnologia para saúde precisará não apenas inovar, mas também atender a demandas específicas do sistema de saúde local. Gabriel Gebrim, COO e cofundador da Quality24, destaca que, em 2025, as soluções mais valorizadas serão aquelas que priorizam eficiência e redução de custos. “O que está tendo sucesso hoje é o que consegue reduzir custos e trazer eficiência. Não adianta desenvolver um tratamento inovador que melhora minimamente os resultados do paciente, mas triplica os custos. As instituições não vão pagar por isso”, afirma Gebrim.
O especialista observa um aumento significativo na demanda por soluções que otimizam recursos hospitalares, como giro de leitos e melhorias em agendas cirúrgicas. “Essas são áreas que geram resultado direto, permitindo que os hospitais façam mais com o mesmo ativo fixo. Para 2025, acreditamos que essa busca por eficiência norteará o setor, com os hospitais cada vez mais voltados para soluções que aliam inovação e economia”, analisa.
Já Ariel Salles, vice-presidente de Tecnologia e CTO da Avivatec, empresa especializada em soluções tecnológicas aplicadas aos negócios, destaca para o próximo ano a intensificação de utilização da IA no setor. Para ele, ela é quem está impulsionando o crescimento na área de segurança e de atendimento. “Diversas ferramentas tecnológicas estão presentes no segmento de saúde, mas destaco a IA pela sua capacidade de transformar significativamente o atendimento ao paciente. Além de melhorar a precisão dos diagnósticos, a inteligência artificial otimiza a gestão de dados sensíveis e personaliza o atendimento conforme as necessidades individuais de cada paciente. Com isso, eleva a qualidade dos serviços e contribui para uma maior eficiência operacional e segurança no setor”, comenta.
Talita Salles, cofundadora da Biologix, healthtech especializada em medicina do sono, também aposta na Inteligência Artificial. “O setor de saúde, assim como outros, está passando por uma grande transformação com o uso crescente da Inteligência artificial. No caso da saúde, vejo que ela pode trazer grandes benefícios, principalmente com o uso de assistentes virtuais clínicos, que ajudam nas decisões sobre diagnóstico e tratamento. Em eventos de tecnologia e inovação que participei este ano, o principal foco foi como médicos e outros profissionais da saúde podem se beneficiar da IA, melhorando seu aprendizado e tornando os processos de tomada de decisão mais eficientes e precisos”, afirma.
WhatsApp no centro da comunicação com o paciente em 2025
No caso da comunicação dos centros de saúde com os seus pacientes, muitos têm abordagens mais eficazes ao convidar os beneficiários para programas de saúde. No entanto, com frequência, ainda utilizam métodos já considerados antiquados, como ligações, SMS e e-mails, que comumente passam despercebidos. Quando falamos em captação, no entanto, o assunto não pode se resumir apenas a ligações telefônicas ou ao envio de mensagens. Trata-se de entender a complexidade por trás de cada interação e conectar a experiência para criar uma jornada de cuidado efetiva, engajante e alinhada com o futuro e as formas de comunicação atuais.
Por isso, parte da solução está em abraçar plataformas de comunicação que já fazem parte da vida das pessoas. “Eu costumo dizer que o WhatsApp entrega uma comunicação direta e simplificada com cada pessoa — visto que ele está no celular e na casa de todo mundo — e usá-lo para alcançar o paciente certo, no momento certo, convidando-o para o programa ou procedimento certo, reduz o custo de captação em até 90%”, explica Daniel Christiano, diretor de vendas da Nilo, healthtech que oferece uma plataforma com solução SaaS para a navegação de pacientes.
Assim, essa conexão entre inovação tecnológica e a experiência do paciente reflete a necessidade de transformar a maneira como nos comunicamos e engajamos os usuários do sistema de saúde. A adoção de plataformas modernas, como o WhatsApp, demonstra como ferramentas já consolidadas no cotidiano podem ser reaproveitadas de maneira estratégica, entregando resultados significativos em eficiência e acessibilidade. Ao integrar essas soluções a outras tecnologias emergentes, como a Inteligência Artificial, o setor de saúde caminha para um futuro mais conectado, onde personalização e eficiência se tornam pilares essenciais para atender às demandas de um público cada vez mais exigente e digitalmente ativo.
“O futuro da saúde será moldado pela crescente integração de tecnologias inovadoras, como inteligência artificial e blockchain, que prometem tornar os cuidados médicos e troca de dados mais eficientes e personalizados. Conforme essas ferramentas evoluem, melhoram a eficiência e a segurança dos dados, além de aprimorar a experiência dos pacientes. Com mais investimentos, veremos um impacto positivo na qualidade dos serviços e na sustentabilidade das instituições, abrindo caminho para um setor mais inclusivo e conectado”, finaliza Ariel Salles, CTO da Avivatec.