Com o objetivo de promover a medicina do sono como uma especialidade médica essencial, o Professor Dr. Edilson Zancanella, presidente da Associação Brasileira de Medicina do Sono (ABMS), coordenador da comissão de medicina do sono na Associação Médica Brasileira (AMB) e membro do conselho de governo da Sociedade Mundial do Sono (WSS), lança no próximo dia 15 de março, Dia Mundial do Sono, a frente parlamentar em prol da saúde do sono. A iniciativa, uma parceria com a deputada estadual Clarice Ganem e o deputado federal Bruno Ganem, irá promover a qualidade e a quantidade do sono como elementos fundamentais para o bem-estar e a saúde da população.
A frente parlamentar pretende abordar a temática de forma abrangente, propondo e apoiando projetos de lei que promovam a saúde do sono. Além disso, campanhas de conscientização serão promovidas para destacar os riscos associados à privação de sono e os distúrbios de sono.
Entres as pautas da Frente parlamentar estão:
– Incentivar a pesquisa científica sobre distúrbios do sono e coletar dados epidemiológicos para compreender melhor a prevalência desses problemas no país.
– Desenvolver programas de educação sobre higiene do sono e distúrbios do sono para profissionais de saúde, educadores, pais e comunidades.
– Garantir o acesso igualitário aos serviços de diagnóstico e tratamento de distúrbios do sono para todas as camadas da população.
– Participar ativamente da elaboração de regulamentações e normas relacionadas à saúde do sono.
O lançamento ocorrerá no Dia Mundial do Sono, 15 de março, das 14h às 18h, no auditório Teotônio Vilela, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP).