NewsNewsletter

Eurekka usa IA no Instagram com objetivo de simplificar conteúdo de psicologia

0

A Eurekka, startup de saúde mental, acaba de adicionar inteligência artificial (IA) à sua conta no Instagram, por meio do direct. Já utilizada anteriormente pela startup no Facebook, pelo Messenger, e atualmente presente no site e aplicativo da Eurekka, a IA tem como objetivo entregar conteúdo simplificado de psicologia para os mais de 600 mil seguidores da empresa na rede social.

Para ativar a conversa com a IA, basta ir ao direct do Instagram (@eurekka) e mandar a mensagem: “Oi, Robozinha!”. Com isso, o usuário já aciona a conversa com a robô. A IA está sendo preparada para falar de diversos temas, como: ajuda emocional, autoconhecimento, explicações sobre terapia e aperfeiçoamento pessoal. Dentro do tema da ajuda emocional, por exemplo, a IA pode auxiliar em questões como ansiedade, desânimo, raiva, insônia, medo, ciúmes, estresse, depressão, etc. 

Atualmente, a tecnologia já pode conversar sobre os assuntos mais recorrentes em sessões de terapia: depressão, ansiedade, relacionamentos, bem como trazer explicações sobre o que é terapia e como ela funciona. Vale ressaltar que a IA não funciona como uma “triagem” ou um atendimento psicológico, mas é pensada para proporcionar a psicoeducação de alguns conteúdos de psicologia para os usuários das redes sociais.

Para o psicólogo, cofundador e CEO da Eurekka, Júlio Pereira de Souza, a ferramenta tecnológica no Instagram é mais uma maneira de inovar na comunicação da psicologia junto ao usuário final. “A IA não tem como objetivo substituir o profissional de saúde. Longe disso. Entendemos que, por estarmos em uma era cada vez mais digital, precisamos nos atualizar e proporcionar ao nosso público diferentes maneiras de consumir conteúdo da psicologia de forma simplificada e ágil”, destaca.

Antes de trazer essa tecnologia para o Instagram, a startup já havia utilizado a ideia em outra rede social, o Facebook, por meio do Messenger, onde foram registradas quase 1 milhão de conversas com a Inteligência Artificial. “Antes, o Facebook era a rede social mais utilizada entre o nosso público. Hoje percebemos que as atividades estão mais concentradas no Instagram, portanto, sentimos a necessidade de estar por lá também”, explica Júlio.

O CEO ainda ressalta que por trás de toda máquina existem inteligências humanas programando, limitando e determinando o que a IA fará. A Inteligência Artificial visa melhorar a experiência das pessoas em adquirir conhecimento sobre a psicologia, mas de maneira alguma substituirá a presença e o trabalho humano. Além disso, caso a pessoa tenha a possibilidade e entenda que precisa de psicoterapia, a robô indica o link do site da Eurekka para que seja possível agendar uma sessão e ser acompanhada por um profissional qualificado.

Modelo de negócios no formato boutique exclusivo ganha força na área de saúde

Artigo anterior

Salux Technology investe R$ 20 milhões em startup de soluções paperless

Próximo artigo

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você também pode gostar

Mais News