sexta-feira, março 29, 2024
Home News Eurekka usa IA no Instagram com objetivo de simplificar conteúdo de psicologia

Eurekka usa IA no Instagram com objetivo de simplificar conteúdo de psicologia

por Redação
0 comentário

A Eurekka, startup de saúde mental, acaba de adicionar inteligência artificial (IA) à sua conta no Instagram, por meio do direct. Já utilizada anteriormente pela startup no Facebook, pelo Messenger, e atualmente presente no site e aplicativo da Eurekka, a IA tem como objetivo entregar conteúdo simplificado de psicologia para os mais de 600 mil seguidores da empresa na rede social.

Para ativar a conversa com a IA, basta ir ao direct do Instagram (@eurekka) e mandar a mensagem: “Oi, Robozinha!”. Com isso, o usuário já aciona a conversa com a robô. A IA está sendo preparada para falar de diversos temas, como: ajuda emocional, autoconhecimento, explicações sobre terapia e aperfeiçoamento pessoal. Dentro do tema da ajuda emocional, por exemplo, a IA pode auxiliar em questões como ansiedade, desânimo, raiva, insônia, medo, ciúmes, estresse, depressão, etc. 

Atualmente, a tecnologia já pode conversar sobre os assuntos mais recorrentes em sessões de terapia: depressão, ansiedade, relacionamentos, bem como trazer explicações sobre o que é terapia e como ela funciona. Vale ressaltar que a IA não funciona como uma “triagem” ou um atendimento psicológico, mas é pensada para proporcionar a psicoeducação de alguns conteúdos de psicologia para os usuários das redes sociais.

Para o psicólogo, cofundador e CEO da Eurekka, Júlio Pereira de Souza, a ferramenta tecnológica no Instagram é mais uma maneira de inovar na comunicação da psicologia junto ao usuário final. “A IA não tem como objetivo substituir o profissional de saúde. Longe disso. Entendemos que, por estarmos em uma era cada vez mais digital, precisamos nos atualizar e proporcionar ao nosso público diferentes maneiras de consumir conteúdo da psicologia de forma simplificada e ágil”, destaca.

Antes de trazer essa tecnologia para o Instagram, a startup já havia utilizado a ideia em outra rede social, o Facebook, por meio do Messenger, onde foram registradas quase 1 milhão de conversas com a Inteligência Artificial. “Antes, o Facebook era a rede social mais utilizada entre o nosso público. Hoje percebemos que as atividades estão mais concentradas no Instagram, portanto, sentimos a necessidade de estar por lá também”, explica Júlio.

O CEO ainda ressalta que por trás de toda máquina existem inteligências humanas programando, limitando e determinando o que a IA fará. A Inteligência Artificial visa melhorar a experiência das pessoas em adquirir conhecimento sobre a psicologia, mas de maneira alguma substituirá a presença e o trabalho humano. Além disso, caso a pessoa tenha a possibilidade e entenda que precisa de psicoterapia, a robô indica o link do site da Eurekka para que seja possível agendar uma sessão e ser acompanhada por um profissional qualificado.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside