Em um país com profundas desigualdades sociais, garantir acesso amplo e contínuo à saúde é um grande desafio. Segundo a Oxfam, enquanto o 1% mais rico do mundo acumula uma fortuna capaz de erradicar a pobreza global 22 vezes, 3,7 bilhões de pessoas vivem com menos de R$ 45 por dia. Essa desigualdade afeta diretamente a saúde física e mental, já que a ONU aponta que pessoas em situação de pobreza têm três vezes mais chances de desenvolver transtornos como ansiedade e depressão. É nesse contexto que o AmorSaúde completa nove anos, com o compromisso de democratizar o cuidado, oferecendo saúde de qualidade e preços acessíveis em todo o Brasil.
Fruto de um modelo de negócio pautado no conceito de Administração Solidária, que também une capilaridade, inovação tecnológica e atendimento humanizado, a empresa é reconhecida como a maior rede de clínicas médico-odontológicas do país e está prestes a atingir a marca de 500 clínicas ativas. Com 37 áreas de atuação, o AmorSaúde realiza mais de um milhão e meio de atendimentos e três milhões de exames todos os meses.
“O AmorSaúde vive um momento especial e de grande responsabilidade. Ao completar 9 anos, esses números reforçam nosso compromisso como protagonistas na transformação da saúde no Brasil”, afirma Eduardo Cheade, diretor de Soluções em Saúde do AmorSaúde.
Expansão para além dos grandes centros
De acordo com o executivo, neste novo ciclo, o AmorSaúde tem direcionado sua expansão para cidades com menos de 100 mil habitantes, regiões com menos acesso a serviços médicos. A presença nessas localidades amplia o alcance da rede e promove impacto direto na vida da população.
“Vimos uma grande oportunidade de impactar positivamente populações que historicamente possuem menos acesso a serviços médicos. Queremos estar cada vez mais próximos, também geograficamente, dos nossos pacientes”, explica Cheade. Segundo o diretor , dessa forma, a rede evita “que o paciente precise se deslocar para grandes centros para atendimentos básicos. E, caso precise de algo mais complexo, pode ser direcionado para uma unidade maior do AmorSaúde mais próxima”.
Conforme pontua Cheade, a expansão para cidades do interior faz parte de um plano do AmorSaúde para reduzir barreiras geográficas e financeiras, a fim de proporcionar uma experiência de cuidado mais completa. “Além de atender quem já é nosso paciente, queremos ampliar nosso público, impactando ainda mais moradores e contribuindo para a melhora efetiva da saúde nessas regiões”, afirma.
Tecnologia como aliada da inclusão
A ampliação do uso da tecnologia é outro pilar central do AmorSaúde nesta fase. Os investimentos da rede têm como foco tornar a jornada do paciente cada vez mais fluida, prática e acessível, inclusive para quem tem pouca familiaridade com o ambiente digital. Desde o agendamento até o acompanhamento do tratamento, a empresa busca soluções digitais intuitivas, seguras e eficazes.
Segundo o diretor, na área de telemedicina, a tecnologia tem sido uma aliada para ampliar a capilaridade da rede e garantir que o cuidado chegue onde o paciente estiver. “Estamos desenvolvendo projetos e parcerias com foco no uso de inteligência artificial, sempre com o objetivo de simplificar o acesso às ferramentas digitais para nossos pacientes. A tecnologia só é efetiva se o usuário final conseguir utilizá-la de forma simples, intuitiva e segura”, destaca.
Do ponto de vista operacional, Cheade analisa que os sistemas tecnológicos também contribuem para otimizar a gestão das unidades, garantir escalabilidade e manter a qualidade mesmo com o ritmo acelerado de expansão.
Um ecossistema de soluções integradas
Além das clínicas, o AmorSaúde tem investido no fortalecimento de seu ecossistema com novos serviços, como o AmorCirurgias, iniciativa que oferece cirurgias eletivas com qualidade e preços acessíveis em hospitais parceiros. Presente em 14 estados, o programa deve dobrar sua atuação até o final de 2025, com a meta de atingir 10 mil procedimentos realizados até o fim do próximo ano.
Também fazem parte da estratégia da rede a ampliação do portfólio de exames, a inclusão de pequenos procedimentos nas unidades, o fortalecimento da telemedicina e a oferta de soluções odontológicas. A ideia é permitir que o paciente resolva o máximo possível de suas necessidades em um único lugar, com conveniência e segurança.
“O AmorCirurgias tem um papel estratégico fundamental na nossa expansão e no fortalecimento do nosso ecossistema de saúde acessível. Nosso objetivo é democratizar o acesso a cirurgias eletivas, oferecendo uma alternativa rápida, segura e de qualidade para milhões de brasileiros que dependem exclusivamente do SUS ou enfrentam longas filas de espera”, afirma o executivo.
Perspectivas para o futuro
Ao longo dos nove anos de história, o AmorSaúde se consolidou como um modelo promissor de acesso à saúde privada acessível no Brasil, com foco nas classes C e D, oferecendo uma alternativa viável para milhões de pessoas que dependem exclusivamente do SUS ou enfrentam barreiras financeiras para ter atendimento de qualidade.
“Desde o início, fomos inovadores ao apresentar um modelo que amplia o acesso à saúde para milhões de brasileiros que, muitas vezes, dependiam exclusivamente do SUS. Nossa proposta trouxe uma alternativa de cuidado acessível, humanizado e de qualidade, algo inédito em muitos locais”, ressalta Cheade.
De acordo com o diretor, a inovação faz parte do DNA da empresa, mas vai além de criar algo totalmente novo ou usar tecnologia de ponta. “Para nós, significa encontrar novas formas de fazer melhor o que já existe, aprimorar processos, ampliar a acessibilidade e transformar a jornada do paciente de maneira contínua.”
Sobre os planos para o futuro, as metas da rede para os próximos anos são a ampliação da presença nacional, consolidação de novos serviços e manutenção da excelência no atendimento.
“Seguiremos apostando na nossa maior força: oferecer saúde de qualidade com preços acessíveis, sempre colocando o paciente no centro de tudo. Nosso modelo combina capilaridade, que nos permite estar presentes em todo o Brasil, inclusive em cidades com menos de 100 mil habitantes, com a integração entre o atendimento físico e digital, garantindo conveniência, proximidade e resolutividade”, finaliza Cheade.