segunda-feira, abril 29, 2024
Home News Vera Cruz Medicina Diagnóstica adquire tomógrafo computadorizado guiado por IA

Vera Cruz Medicina Diagnóstica adquire tomógrafo computadorizado guiado por IA

por Redação
0 comentário

O Vera Cruz Medicina Diagnóstica, em Campinas (SP), passa a oferecer, a partir desta semana, um novo aparelho de tomografia computadorizada. Em parceria com a GE HealthCare, a unidade adquiriu, no fim de agosto, um equipamento guiado de ponta a ponta por inteligência artificial (IA), sendo a primeira unidade de saúde do Brasil a contar com essa tecnologia. Reunindo softwares para cada passo da operação e para diferentes tipos de patologias e tratamentos, a tecnologia, que tem larga abertura, tem capacidade para receber pessoas de até 185 quilos e traz níveis muito mais baixos de radiação em relação aos tomógrafos até então existentes.

A inteligência artificial começa a atuar no início do protocolo, quando o paciente se deita para realizar o exame. Uma câmera age por IA e faz o mapeamento individual para estabelecer um posicionamento corporal automático extremamente rápido, preciso e personalizado. Em seguida, o profissional da área seleciona, pela própria tela de controle no aparelho, a parte do corpo desejada para a análise de pré-escaneamento, tudo isso otimizando o posicionamento, o que permite reduzir ao máximo a dose de radiação e artefatos.

O passo final chama-se “True Fidelity”, quando a inteligência artificial faz, através do mecanismo de Reconstrução de Imagem de Aprendizagem Profunda, a geração de imagens com detalhes profundos, excelente contraste, textura e clareza. Por ser de altíssima definição, com a IA corrigindo, por si só, a interferência dos diferentes tipos de artefatos (metálicos – próteses, por exemplo), a tecnologia permite realizar imagens excepcionais, proporcionando resultados mais precisos no exame.

“Além de ter muito menos ruído, radiação e incômodos quando comparado aos ‘tradicionais’, o equipamento traz um importante avanço em tecnologia, uso de inteligência artificial e resolução de imagens a Campinas e região, que só tem a ganhar, pois é algo totalmente diferenciado, trazendo à vanguarda da Radiologia do Vera Cruz equipamento de ponta em exames essenciais”, celebra Marina Girotto, gestora das unidades Vera Cruz Medicina Diagnóstica.

O equipamento pode ser utilizado em diversas especialidades, como coloproctologia, gastrocirurgia, oncologia, ortopedia, cardiologia, neurologia, hepatologia, angiologia, cirurgia torácica, pediatria, entre outras. Destaca-se o mecanismo de FluoroCT, que permite ao médico radiologista intervencionista o acompanhamento do procedimento em tempo real de dentro da sala do tomógrafo, sempre ao lado do paciente, durante as biópsias, drenagens e procedimentos minimamente invasivos.

“Soma-se a este sofisticado equipamento um corpo clínico extremamente competente e preparado da região de Campinas. Embora todo o processo do exame por meio da tomografia computadorizada guiada por inteligência artificial auxilie, e muito, chegando até os laudos, não interfere na interpretação dos médicos, que estão preparados para utilizar o equipamento e trazer ainda mais excelência aos nossos serviços”, afirma Fábio Fraga, diretor-presidente das unidades Vera Cruz em Campinas e região.

Ao completar 80 anos no dia 31 de outubro, esta é mais uma das notáveis iniciativas do Vera Cruz, que se dedica a proporcionar assistência médica de excelência, aliando tecnologia de ponta a um atendimento humanizado à população de Campinas e região.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside