Home News Einstein promove 1ª Copa de Simulação em Cirurgia Robótica

Einstein promove 1ª Copa de Simulação em Cirurgia Robótica

por Redação
0 comentário

O Centro de Treinamento em Cirurgia Robótica Einstein promove a 1ª Copa de Simulação em Cirurgia Robótica. A competição conta com 50 vagas destinadas a duplas de acadêmicos de medicina, do 1º ao 6º ano, e 30 vagas para residentes (competidores solos).

O campeonato é realizado em seis fases: pré-Copa, classificatórias, oitavas, quartas, semifinal e final. Em cada etapa, os participantes são desafiados a executar exercícios nos simuladores de cirurgia robótica, com dificuldades que variam da básica à avançada. Os semifinalistas e finalistas deverão realizar a simulação de uma cirurgia completa guiada por um cirurgião experiente. Serão avaliados critérios como completude de todos os exercícios, performance, tempo e ergonomia, sendo somadas as melhores pontuações.

A cirurgia robótica é uma operação assistida por robôs a partir de uma técnica minimamente invasiva, em que todas as manobras são conduzidas pelo cirurgião e executadas por meio do robô, com controle de movimentos feito por meio de joysticks. A câmera e os braços robóticos permitem operar por incisões cada vez menores, ampliando a precisão e a qualidade do método, e possibilitando diminuição do risco de sangramentos, menor taxa de infecção e redução do trauma cirúrgico. Os benefícios permitem que os pacientes se recuperem de forma mais rápida, retornando com maior brevidade às suas atividades e ao convívio com familiares e amigos.

Segundo Nam Jin Kim, diretor médico da Rede Cirúrgica Einstein, a técnica proporciona menos dor, menor sangramento e melhor recuperação com excelentes resultados. “A tecnologia robótica faz com que, hoje, tenhamos abordagens minimamente invasivas para tratar os pacientes com uma visão ampliada em 3D, correção de tremor nos movimentos e acessos precisos. O sucesso cirúrgico, no entanto, está atrelado à capacitação do cirurgião, por isso, é importante iniciar o treinamento e certificação em cirurgia robótica”, explica o especialista. 

Os vencedores serão contemplados com prêmios, desconto na pós-graduação do Ensino Einstein e oportunidade de acompanhar uma cirurgia com horas de simulação.

Sobre o Centro de Excelência em Cirurgia Robótica Einstein

O Centro de Excelência em Cirurgia Robótica Einstein, hoje o maior da América Latina e um dos maiores centros do mundo foi inaugurado em 2008 e, desde então, mais de 12 mil procedimentos do tipo foram realizados pela organização. O espaço atende casos de especialidades como cardiologia, oncologia, cirurgia pediátrica, ginecologia, gastrocirurgia, cabeça e pescoço, cirurgia torácica, coloproctologia e urologia.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias