segunda-feira, abril 15, 2024
Home News Abimed discute adoção da 4ª Revolução Industrial

Abimed discute adoção da 4ª Revolução Industrial

por Redação
0 comentário

Aconteceu nesta quinta-feira, 13, a 1ª Reunião do Comitê Executivo do Centro Brasileiro para a 4ª Revolução Industrial – C4IR Brasil – parceiro da Rede do Fórum Econômico Mundial para Governança Global da Tecnologia, que tem como metas estimular a adoção de novas tecnologias e melhorar a inserção do país nas cadeias globais de valor, ampliando a competitividade e a produtividade das empresas brasileiras.

O C4IR Brasil é uma iniciativa conjunta do Ministério da Economia, do Governo do Estado de São Paulo e do Fórum Econômico Mundial. Trata-se de uma parceria público-privada, concebida pelo Ministério da Economia, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, pelo Governo do Estado de São Paulo e apoiada por empresas de atuação global.

“A ABIMED – Associação Brasileira da Indústria de Alta Tecnologia de Produtos para Saúde – vê no C4IR Brasil um fórum relevante e inovador para promover e influenciar políticas públicas, normativas regulatórias e transpor barreiras burocráticas e econômicas para favorecer a adoção e a rápida difusão do emprego de tecnologias 4.0 na área da saúde no Brasil, melhorando os desfechos clínicos e, consequentemente, os indicadores socioeconômicos do país. E por acreditarmos no valor da tecnologia para a ampliação do acesso da população à saúde, para ganho de eficiência do setor, para qualidade da assistência e para o aumento da efetividade e da segurança dos tratamentos, a Associação enxerga no C4IR Brasil um grande aliado” explica Fernando Silveira Filho, vice-chairman do C4IR.

A reunião conduzida por Fernando Silveira Filho, como vice-chairman do Comitê, contou com a participação do Governador do Estado de SP, João Doria Jr; da Secretária de Desenvolvimento Social e Econômico do Estado de SP, Patrícia Ellen; do Secretário Executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, Júlio Semeghini; do Subsecretário de Inovação do Ministério da Economia, Igor Nazareth, representando o Secretário Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade, Carlos da Costa e; também com a participação de Murat Sönmez, Managing Director do Fórum Econômico Mundial, além de representantes das diversas instituições que compõem o C4IR Brasil.

O C4IR Brasil tem como principal meta acelerar a adoção de tecnologias emergentes, com a Internet da Coisas e Inteligência Artificial, abordando os principais desafios econômicos, sociais e de desenvolvimento. Sua atuação será feita com marcos regulatórios e políticas públicas que acelerem a implementação, no território nacional e no mundo, de políticas de dados, Internet das Coisas, cidades inteligentes, robótica, inteligência artificial e blockchain. O novo centro, com sede em São Paulo, funcionará no campus do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e deve estimular a adoção de novas tecnologias; melhorar a inserção do Brasil nas cadeias globais de valor.

Como representante do segmento, a Associação preocupa-se em promover a interação, interlocução e participação em movimentos que também são relacionados com a área econômica, industrial e tecnológica. Com o C4IR Brasil, o país integra-se à rede dedicada à governança global de tecnologia, ao lado de nações como China, Japão, Índia, Colômbia, Israel e Emirados Árabes.  Como parte da rede global do Fórum Econômico Mundial, permitirá que aconteça uma troca de conhecimento, bem como a aceleração do processo de adoção de tecnologia tanto localmente como no contexto da rede de Centros no exterior.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside