O presidente Jair Bolsonaro lançou o programa Genomas Brasil, nesta quarta-feira, 14, no Palácio do Planalto. O projeto vai incentivar o desenvolvimento científico e tecnológico nas áreas de genômica e saúde de precisão no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Além de impulsionar o desenvolvimento da indústria genômica nacional.
No seu discurso, o presidente Bolsonaro afirmou que o programa é um grande passo para o Brasil entrar na elite do tratamento de doenças e agradeceu o investimento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
“Quero cumprimentar aqui o BNDES que dá um primeiro passo investindo recursos nessa área que, com toda certeza, vai estimular que a iniciativa privada também destine recursos que afinal de contas, além da excelência no tratamento, nós temos a excelência também na questão dos gastos em si”, disse o Presidente.
A principal meta do Genomas Brasil para os próximos anos é a criação de um banco de dados nacional com 100 mil genomas completos de brasileiros. Esse banco permitirá compreender a relação entre genes e doenças na população, trazendo para o SUS melhorias como o acesso a diagnósticos mais precisos, a capacidade de prever e prevenir doenças e a personalização do tratamento com base na informação genética.
Segundo o Ministério da Saúde, o investimento previsto no programa para os primeiros quatro anos é de, pelo menos, R$ 600 milhões.