O Aché Laboratórios finalizou a migração do
O Aché Laboratórios finalizou a migração do ambiente tecnológico para o Office 365. Com a implementação, todas as áreas da companhia foram unificadas em uma plataforma na nuvem. O resultado impacta positivamente na produtividade comercial da empresa, além de reduzir custos com infraestrutura em aproximadamente 20%.
Além de contribuir com a economia, o projeto contemplou diversos recursos para aumentar a colaboração entre os 4,5 mil colaboradores da companhia, sobretudo das equipes externas de Geração de Demanda e Vendas, que somam cerca de duas mil pessoas. O projeto, que durou aproximadamente seis meses para ser implementado, foi realizado pela Brasoftware, provedora de soluções de tecnologia e uma das principais parceiras da Microsoft no Brasil.
“A solução da Microsoft possibilitou ao Aché uma maior colaboração e integração entre os funcionários, além de agregar muitos serviços que fazem parte do pacote do Office 365. Dentre eles, destaco a expansão do uso do Sharepoint Online, o Skype for business para todos os colaboradores e o Yammer, uma rede social corporativa que trouxe uma aproximação muito melhor entre as áreas internas e as Forças de Demanda e Vendas”, avalia Eduardo Kondo, CIO do Aché.
Trabalho conjunto
Segundo Giacomo Ortolan, gerente comercial da Brasoftware, o trabalho com o Aché foi feito para viabilizar uma forma de reduzir custos e poder maximizar todos os benefícios das soluções Cloud e licenças que os contratos Microsoft já disponibilizavam. “Conseguimos montar um business plan para levá-los para a nuvem, prevendo todos os benefícios reais e impactos de produtividade em diversas áreas”, declarou.
O custo total de propriedade, entre administração, hardware, licenciamento e disponibilidade, foi reduzido e trouxe mais produtividade e colaboração para os usuários. O projeto também permite ao Aché ter mais controle e acesso às informações, melhorando o nível de serviços (e-mail, por exemplo) e também de serviço de disponibilidade do usuário.
“Outro benefício importante do projeto é a redução do tempo que o time de TI precisa para administrar um ambiente com esta amplitude, mais de quatro mil usuários. Algumas atividades, como configuração do ambiente, backup e storage, que demandavam um considerável tempo, hoje foram otimizadas com a migração para o Office 365. A equipe deixa de ter não só fisicamente esse trabalho, como também facilitou a configuração do ambiente e ganhou novos recursos com o Office 365. O laboratório tinha novas necessidades que conseguiram ser endereçadas com o ambiente na nuvem”, adicionou Giacomo.
“A maneira como as pessoas trabalham vem se transformando rapidamente. Por esse motivo, a Microsoft quer reinventar a produtividade e os processos de negócios para um mundo em que nuvem e dispositivos móveis vêm primeiro”, afirma o diretor de Office para o Brasil, Alessandro Belgamo. “O Office 365 é o nosso pacote completo de produtividade porque proporciona a melhor experiência em dispositivos móveis e em diversas plataformas”, completa.
Recursos online
O projeto contemplou alguns recursos do pacote Office 365. Um dos principais é o OneDrive, que permite salvar e compartilhar dinamicamente a troca de arquivo entre usuários da companhia, além de poder acessá-los em qualquer lugar e em qualquer dispositivo. Cada usuário ganhou 1 TB de espaço para uso.
Outro recurso de colaboração que tem aumentado a interação entre os usuários é o Yammer, que integra o Office 365. A rede social corporativa, que dá voz para todos os usuários, aprimorou a comunicação interna da companhia, possibilitando compartilhar experiências e promover lançamentos produtos.
Com foco nos clientes, o Yammer permite a criação de redes de negócios com parceiros que também utilizam a ferramenta. É possível criar uma rede compartilhada e trocar informações de forma controlada. “Hoje o usuário ganhou mais recursos para ser colaborativo e produtivo”, concluiu Kondo.
Outro importante recurso é o Skype for Business, que permite participação em reuniões online e uma maior comunicação entre colaboradores, resultando em produtividade e redução de custos com viagens e deslocamentos.
A parte de segurança também foi aprimorada. Com o Office 365, o Aché passa a ter uma camada de segurança mais robusta com auditoria, gestão sobre vazamento de informação e sobre propriedade de documento (prevenção de vazamento de informação).
Sobre o Aché
O Aché é uma empresa 100% brasileira, que completa 50 anos de atuação no mercado farmacêutico em 2016. Conta com três complexos industriais: em Guarulhos (SP), em São Paulo (SP) e em Anápolis (GO). Emprega quase 4,5 mil colaboradores e conta com uma das maiores forças de geração de demanda e de vendas do setor farmacêutico no Brasil. Para atender às necessidades dos profissionais da saúde e consumidores, o Aché oferece um portfólio com 316 marcas em 762 apresentações de medicamentos sob prescrição, genéricos e MIP (isentos de prescrição), além de atuar nos segmentos de dermocosméticos e nutracêuticos. Ao todo, são 130 classes terapêuticas e mais de 20 especialidades médicas atendidas. Recentemente, com a criação da Bionovis, passou a atuar em Biotecnologia. Exporta para 12 países das Américas, África e Japão.